Sete militares do Comando de Operações Especiais estão representando o Brasil no Fuerzas Comando 2018 e durante nove dias serão testados em suas capacidades táticas e física em avaliações aquáticas, pistas de obstáculos, marcha forçada, combate urbano, tiro, e outras atividades.
A disputa põe a prova as forças de elite, ao mesmo tempo em que promove relações e trocas entre os militares, ampliando conhecimentos e incrementando a cooperação, confiança e interoperabilidade das forças especiais do Hemisfério Ocidental.
A competição multinacional acontece entre os dias 16 a 26 de julho, na Cidade do Panamá, e envolve militares e policiais de operações especiais de 19 países: Argentina, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Equador, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Trinidade e Tobago.
FONTE e FOTO: COpEsp/EB
O primeiro passo está dado, a criação da plataforma IA2, falta saber é se há vontade para a tornar um vector de excelência…
Bem que o governo português, se poderia interessar pelo projecto e quem sabe as F.A.’s portuguesas a podessem utilizar.
Forte abraço de Portugal.
Caro Marco, SOF,s tem que utilizar o que há de melhor em equipamentos militares.
Ou seja, o supra sumo da tecnologia, em unidades como Seal,s, Delta Force etc..
Utilizam equipamentos e tecnologias que nem temos conhecimento ainda, não é muito diferente das SOF,s Brasileiras (lógico que com as devidas proporções).
O IA2 é um FAL-2000 feito pelo EB, para o EB.
Ou seja, quem o utilizará serão apenas os soldados de linha, o mesmo nem ao menos despertou interesse da MB/FAB para sua tropa regular.
Em minha modesta opinião, o EB deu um tremendo “tiro no pé”, ao desenvolver um fuzil sem a participação das outras forças.
O mesmo tinha no mercado civil um bom projeto nacional, o ART 5.56mm Taurus, que nem ao menos se cogitou a testar e solicitar construção conjunta (Taurus/Imbel).
Agora está com o “filho feio” no colo, e quem deu a luz, que embale a criança rsrs.
Ops… Erro meu Imbel…
Caros internautas, boa tarde e com o devido respeito questiono, nem mesmo eles usam o Inbel IA2???