Resende (RJ) – A Força de Prontidão do Grupamento de Unidades Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Punho de aço, terceiro exercício de campanha de preparação da Força-Tarefa de Guerra para a certificação. A operação ocorreu no período de 21 a 26 de julho, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, com um efetivo de 865 militares.
A Força-Tarefa de Guerra é integrada por todas as organizações militares da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada. Todas as funções de combate estão representadas: elementos de combate, apoio ao combate e apoio logístico. O exercício ocorreu em um quadro de defesa externa.
A Força-Tarefa de Guerra preparou sua posição defensiva, organizando o terreno, lançando os obstáculos de engenharia, integrados ao planejamento de fogos. Foram conduzidos diversos problemas militares simulados, tais como recepção e processamento de refugiados, trato com desertores e prisioneiros de guerra, ensaios de contra-ataques para restabelecimento da posição e a evacuação de feridos. Ao final, a Força-Tarefa demonstrou o seu elevado grau de comprometimento com sua preparação após intensas 12 semanas de instrução.
Ótimo exercício, porém levanto mais uma bola, o Exercito deveria ter um camuflado especifico para alguns biomas brasileiro. Esse camuflado padrão do EB é muito eficiente em ambiente de selva, bioma de mata mais densa.
As vezes vejo algumas imagens de exercícios em Formosa-GO com soldados do EB e FN da Marinha e pequena diferença no padrão de cores dos dois camuflados da uma baita diferença. em Formosa não tem muita vegetação a silhueta do solda EB é muito notória.
Fotos e vídeos, cadê? Os setores de comunicação das Forças Armadas são horríveis.