No período de 26 a 30 de setembro, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) exercitou a coordenação de fogos no Simulador de Apoio de Fogo-Sul (SIMAF-Sul), com ênfase na integração fogo-manobra. Essa atividade visou testar as capacidades do moderno sistema, recentemente ativado, e seu potencial para a gestão do preparo dos meios de apoio de fogo da 5ª Divisão de Exército (5ª DE).
Foram empregados no exercício os oficiais de ligação, de operações e de inteligência de todos os batalhões e regimentos da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada que, juntamente com os subsistemas de observação e direção de tiro do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e dos pelotões de morteiro da Brigada, tiveram que apresentar soluções a diversos problemas militares trazidos pelo Estado-Maior da AD/5 e direção do SIMAF.
Ao todo, 75 militares participaram da atividade, apresentando as manobras da Brigada, das Unidades e Subunidades, e recebendo o apoio de fogo apropriado a cada manobra apresentada. A seguir, 17 problemas militares simulados criaram novas condições de integração ao longo do desencadeamento das ações.
Ao término, pôde-se constatar a satisfação de todos os participantes pela oportunidade de treinamento oferecida pelo SIMAF, pois, durante a análise pós-ação, vários oficiais relataram que jamais haviam integrado conhecimentos de forma tão eficiente como a ocorrida nesse exercício.
FONTE e FOTOS: EB