A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), escola de mais alto nível do Exército Brasileiro, realiza entre 20 e 24 de outubro de 2017 a Fase ECEME do Exercício no Terreno Operações Táticas. No contexto dessa atividade, 129 (cento e vinte e nove) oficiais superiores brasileiros e 12 (doze) oficiais de nações amigas, oriundos da Argentina, Camarões, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Equador, Guatemala, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal e Suriname, realizam o planejamento de operações militares nos escalões Divisão de Exército e Brigada.
Esse planejamento é realizado com base numa situação simulada de conflito armado entre dois países. Os oficiais-alunos são organizados em dois partidos, Vermelho e Azul, na concepção de um Exercício de Dupla Ação. O partido Vermelho, que realiza a ofensiva, está organizado em uma Divisão de Exército que enquadra 5 (cinco) Brigadas. O Partido Azul, em atitude defensiva, está estruturado em uma Divisão de Exército, a qual enquadra 3 (três) Brigadas.
Inicialmente, os oficiais-alunos fazem o planejamento para resolução do problema militar apresentado utilizando, além da carta topográfica e outras ferramentas de representação gráfica do terreno, o Programa “ C2 em Combate” Versão 6, o que permite obter ampla consciência situacional do ambiente operacional onde se desenvolve o confronto. Após essa etapa, os corpos discente e docente envolvidos seguirão para Uberlândia para verificar no terreno a adequabilidade e efetividade dos planejamentos realizados.
FONTE e FOTOS: EB