Por Guilherme Mazui e Fernanda Calgaro
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (16) que o “Brasil todo está sem dinheiro” e que o Exército vai trabalhar meio expediente para economizar.
Bolsonaro comentou sobre as dificuldades de caixa do governo ao ser questionado pela imprensa a respeito da decisão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de, diante da falta de verba, suspender novas bolsas de pesquisa.
Há três semanas, o governo anunciou um bloqueio de R$ 1,44 bilhão no Orçamento da União, como uma forma de compensar a frustração de receitas decorrente da queda na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. O contingenciamento afeta diversos ministérios.
“O Exército vai entrar em meio expediente, porque não tem comida para dar para o recruta, que é o filho de pobre. A situação que nós encontramos é grave. Não há maldade da minha parte. Não tem dinheiro, só isso, mais nada”, afirmou Bolsonaro, após participar de uma cerimônia no Palácio do Planalto sobre o Dia Internacional da Juventude.
Procurados pelo G1, o Exército e o Ministério da Defesa ainda não tinham se manifestado até a última atualização desta reportagem.
O presidente acrescentou que “os ministros estão apavorados” com a falta de verba. Ele disse que que tem conversado com a equipe econômica sobre o que é possível fazer para “sobreviver” no ano de 2019.
“O Brasil todo está sem dinheiro. Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Os ministros estão apavorados, estamos aqui tentando sobreviver no corrente ano, não tem dinheiro”, completou Bolsonaro.
FONTE: G1
Para QUEM arrotou para cima dos alemães dizendo que o Brasil não precisa de dinheiro da Alemanha.
É assim que ele quer atrair investimentos internacionais?
EDITADO
MODERAÇÃO: Renato, no que pese você não gostar do atual Presidente, pedimos a gentileza de não utilizar adjetivos pejorativos ou que insulte a sua pessoa, conforme o nossas regras de conduta, item 5.
Ok entendido.
Realmente gosto tanto dele quanto ele do Brasil.
Vide o que Elle fez a EMBRAER.
Renato, a Embraer é uma empresa privada a muito tempo: com ou sem o presidente atual ela teria esse destino do mesmo jeito. Como o Brasil precisa de muito dinheiro para manter diversas empresas estatais não é de se admirar que falte verbas.
E continuam sem cortar na carne e modernizar a estrutura da época do guaraná com rolha. Ralo de dinheiro e corporativismo…
Sim, ainda mais com essa pegada totalmente contrária à diplomacia, parecendo um garoto de dez anos no volante de um carro, não vamos sair da crise. O Brasil está desacreditado, e o governo é totalmente amador. Falam de ideologia, desaparelhamento, não intervenção do Estado, mas fazem tudo ao contrário. Nunca vi um presidente tão amador.
Estaé só mais uma consequência de 16 anos de lulloptismo, enfim…. pode-se tirar proveito da situação promovendo uma reforma ainda mais profunda, uma maior reestruturação das FFAA visando diminuir custos e melhorar a eficiência.
Na matéria que eu li consta que o EB tem 653 instituições militares….é muita coisa. Um enxugamento tanto de pessoal quanto de unidades militares se faz necessário… talvez seja a hora de discutir uma mudança total das FFAA, uma diminuição acentuada de pessoal e de meios, mas com um maior grau de profissionalização e especialização…
Procura da uma olhada nos números da economia do lulloptismo e raciocina se tem estrago ou não.
Deixa ver…isso só de cabeça:
13 milhões de desempregados;
Perto de 35 milhões sem emprego ou com sub-empregos;
Milhares de empresas fechadas;
Batemos recordes de homicídios ano após ano no lulloptismo;
Educação entre as piores do mundo;
Segurança uma porcaria;
Saúde um caos total (até doenças extintas e/ou já controladas voltaram;
Houve um pico de crescimento econômico, é verdade, mas no início do lulloptismo de forma que ele só lucrou com o valor das commodities no exterior, mas que de forma alguma é mérito daquele governo;
Taxa média de crescimento anual de menos de 1% ao ano;
O famoso “anão diplomático”;
Subserviência a ditaduras pelo mundo……
Acho que já basta né ?!?!
Desculpa de cego é bengala.
Ninguém enganou nenhum candidato sobre a situação do país.
A …..é ver um Presidente arrotar em afirmar que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha.
É assim que ele vai arrumar investidores internacionais para o Brasil?O PTDip
scutir Agora
Viu quantas vezes aumentou o salário e o pib não ne!! Então não basta.
Pois é , vejam o nível do estrago deixado pelos Governos Passados .
CADEIA é pouco para esses Vermes assaltantes safados , que Desgraçaram a Economia do Brasil .
Herança Maldita
Antes do chilique pesquise os números da economia de 2002 a 2016; e vai ver se tem estrago ou não.
Que vergonha! Depois depois diz que no Brasil não tem fome.