Por Guilherme Wiltgen
Durante a inauguração da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (1ª Cia AC Mec) do Exército Brasileiro, o Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva anunciou a aquisição do míssil norte-americano FGM-148 Javelin, além de anunciar que o contrato para a compra de 98 unidades do Centauro II será assinado ainda em dezembro.
Em 2022, o Governo Brasileiro solicitou a compra de até duzentos e vinte e dois mísseis FGM-148 Javelin e trinta e três CLU (Command Launch Unit) via FMS (Foreign Military Sale) por um custo estimado em US$ 74 milhões.
A aquisição foi aprovada pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) e submetida ao congresso dos EUA, justificando que a venda melhorará a capacidade do Exército Brasileiro em enfrentar ameaças futuras, aumentando sua capacidade Anticarro e que o Brasil não teria dificuldades em absorver essas armas em suas forças armadas. Segundo a DSCA, a proposta de venda do Javelin não alteraria o equilíbrio militar na região.
Centauro II
No mesmo evento, o Comandante do Exército anunciou que o contrato de aquisição do Centauro II será finalmente assinado até o final desse mês, passado praticamente metade do terceiro mandato do presidente Lula.
O programa Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav MSR 8×8) do Exército Brasileiro, teve como vencedor as empresas italianas de Defesa, Leonardo, Iveco e Oto-Melara, através do Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), que ofertou o Centauro II com canhão de 120mm, porém, antes da assinatura contrato para aquisição de 98 viaturas, no final do mandato do presidente Bolsonaro, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, do qual o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para exercer seu terceiro mandato, considerou o contrato “lamentável” e, em tom de ameaça, disse que “Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro”.
Esperamos que o atual governo respeite a decisão do Exército Brasileiro na escolha do VBC Cav-MSR 8×8, tendo em vista se tratar de uma aquisição de um programa de Estado e não de governo, que visa a modernização das forças blindadas do País.
Boa noite serão 100mísseis Javelin e quantos lançadores?
Armamentos Tem que ter Prioridade Máxima . ..
Logística e Desenvolvimento de Tecnológicas
Será que a Crazy Horse tem alguma birra contra a Giorgia Meloni?
Nem mesmo veto ideológico se aplica contra a Itália.
Essa arrogância, essa petulância de “lamentável”..”estudaremos o que pode ser feito”. Que demonstra uma birra, uma imaturidade, uma neurose incurável dessa gente contra as Forças Armadas.
Não querem que os militares se metam na política, não deveriam se meter em questões relacionadas a aquisições totalmente baseadas em critérios técnicos, e da mais alta relevância e urgência para o país.
Vamos aguardar o desenrolar desta situação.
O pior que ja tem a nova farda desenvolvida por um otimo estilista, o video ja está no youtube para todos assistir !!!
Excelentes escolhas, finalmente, parabéns!
Engraçado o Alto Comando do Exército quer comprar míssil, o soldado ainda continua recebendo uma farda velha e uma farda nova para durar o ano todo do recrutamento! Os praças ainda continuam comendo uma comida de rancho de péssima qualidade, tanto nas OM com nas Regiões Militares e Comandos Militares da Área. E o Alto Comando quer comprar míssil!
Sem comentários!
Sério mesmo seu comentário? Você quer que o exército deixe de comprar equipamentos militares?
Prioridades….
Vc tem toda razão, inclusive devemos ter uniformes com design criados por algum estilista renomado! Esse negócio de comprar míssil e tanque é besteira: os soldados tem que estar elegantes qdo o Maduro resolver invadir!
Olha a nova Farda do exercito ai !!!!
https://m.youtube.com/shorts/jFv5Wf0cC2M
Naa empresas multinacional também é desse jeito, no turno de 07 as 19 horas você é obrigado a ir trabalhar com o uniforme de melhor qualidade,no turno de 19 as 07 você tem que ir com uniforme de pior qualidade.