Aprimorando o nível de operacionalidade da tropa na área do Comando Militar do Norte (CMN), o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva realizou a instalação dos primeiros Kits de Transporte de Morteiro Médio na VBTP 6X6 Guarani do Exército Brasileiro.
Os kits são fabricados pelo Arsenal de Guerra do Rio (AGR), com componentes da Indústria Nacional.
Denominado inicialmente de ATMM (Acessório para Transporte do Morteiro e Munições), este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e tem como finalidade dotar as frações de tropa responsáveis por prover o apoio de fogo indireto com o morteiro de 81 mm, nível de pelotões ou esquadrões, com a mesma mobilidade e proteção da tropa apoiada.
O Guarani com o ATMM transportará um morteiro de 81 mm e 60 granadas acondicionadas de forma segura, bem como toda a sua guarnição, composta pelo comandante, motorista, atirador, auxiliar do atirador e municiador.
FONTE: EB
Procede está notícia????? Alemanha suspende o embargo da exportação do blindado brasileiro Guarani????? Informação colhida num blog.
A informação é pertinente a interrupcão do fornecimento da caixa de câmbio que é Alemã. A Iveco procurou outra solução, mas, segundo relatos, após a troca de presidente no Brasil, parece que a Alemanha voltou atrás. Essa informação carece de confirmação oficial.
Muito agradecido pela atenção, Padilha! Realmente não vi esta notícia em outro lugar.
Sem dúvidas que existe a Cavalaria de Selva. Cavalaria Mecanizada, obviamente. Ou você pensava que na Amazônia as tropas só se movimentam e combatem a pé?
E sobre o morteiro de 81mm, como o texto expõe, ele não será integrado à plataforma, mas será transportado por ela para uso externo. E observando fotos do morteiro de 120mm, aparentemente parece que ele não cabe dentro do blindado, ainda mais com os kits de munições instalados.
Oi?
Cavalaria DE SELVA? Isso existe??
E morteiro de 81mm no Guarani? Não é muito carro pra pouco morteiro? Não seria melhor um pesado, de 120mm?