O Exército Brasileiro está preparado para defender a Amazônia, disse nesta sexta-feira (23), o Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol, em um momento em que cresce a pressão internacional por causa do aumento das queimadas na floresta, com líderes do G7, grupo do qual o Brasil não faz parte, afirmando que discutirão o tema neste fim de semana.
“Aos incautos que insistem em tutelar os desígnios da brasileira Amazônia, não se enganem, os soldados do Exército de Caxias estarão sempre atentos e vigilantes, prontos para defender e repelir qualquer tipo de ameaça”, disse o General em discurso durante cerimônia do Dia do Soldado com a presença do presidente Jair Bolsonaro em Brasília.
FONTE: Reuters
FOTO: Antonio Cruz/Agência Brasil
A Guerra da Tríplice Aliança começou assim…sem Exército, sem Marinha, efetivo rídiculo, desmoralizados, mas o POVO, fosse Escravo ou Liberto, pobre e os com riquezas, souberam HONRAR o país…Caxias, Osorio, Argolo, Porto Alegre, Tamandaré, Barroso, Mallet, sempre serão lembrados, vamos cuidar de nossas F.A. e junto com as P.M. do Brasil, transformar o Brasil em uma Fortaleza inexpugnável…
Cultuamos aqui, a memória do Capitão Manuel Teodoro, fazendeiro voluntário na Guerra da Tríplice Aliança, morto em combate! Patrono da Segunda Companhia de Infantaria, OM sediada no quartel onde existiu o 56 BI em Campos dos Goytacazes/RJ.
GENERAL DE EXÉRCITO EDSON LEAL PUJOL
Nascido em 2 de janeiro de 1955, na cidade de Dom Pedrito (RS), é filho do Coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul Péricles Corrêa Pujol e da Professora estadual Maria Lina Leal Pujol.
Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2015.
Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre (RS), incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1977, tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Cavalaria.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou, também, entre outros, os seguintes cursos: Básico Paraquedista, Operações de Informações (Curso Básico de Inteligência), Operações na Selva, Operações na Caatinga, Básico de Montanha e Operações Aeromóveis.
No exterior, realizou o Curso Avançado de Blindados na Escola de Blindados do Exército Norte-Americano, em Fort Knox (EUA). Possui, ainda, diversos cursos civis, dentre eles, o da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o MBA Executivo em Administração de Negócios e o Curso de Gerenciamento de Projetos, ambos da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, Cursos de Especialização em Operações de Paz do Sistema das Nações Unidas.
Durante sua vida militar, serviu no 7º e no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e no antigo Gabinete Militar da Presidência da República. Foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Como oficial de Estado-Maior, serviu nos Comandos Militares da Amazônia e do Sul e foi Analista da Área Internacional, Chefe de Divisão e Subchefe no Centro de Inteligência do Exército.
No Exterior, exerceu as funções de Observador Militar das Nações Unidas em El Salvador (ONUSAL), na América Central; e de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Embaixada Brasileira no Suriname, América do Sul.
Como Coronel, comandou a Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador, na Bahia.
Como General de Brigada, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago (RS), e a Academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ).
Como General de Divisão, foi Chefe do Centro de Inteligência do Exército; Comandante das Forças de Paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em Brasília (DF).
Como General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, em Brasília (DF), e Comandante Militar do Sul em Porto Alegre (RS).
O Gen Leal Pujol exerceu, até 18 de dezembro de 2018, a função de Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia em Brasília (DF).
Assumiu o Comando do Exército Brasileiro em 11 de janeiro de 2019.
Durante os seus 48 anos de serviço ativo, foi agraciado com 62 medalhas nacionais e 10 condecorações internacionais, além de outros títulos e prêmios.
O General de Exército Edson Leal Pujol é casado com a Sra Regina e possui três filhos: Leonardo, Diego e Marcelle.
olha só, os esquerdistas botando pilha , tenham vergonha na cara , as forças armadas estao sucateadas pq a esquerda esta a no poder desde o fim da ditadura , quanta hipocresia de voces .
Não Sou de ESQUERDA , Muito ao Contrário !
Minha Família nunca votou em PARTIDOS de ESQUERDA , mas a Realidade está explicitada , só não vê quem não quer .
Todos os Governos Passados Negligenciaram As FORÇAS ARMADAS ✨??✨ BRASILEIRAS , isso é Fato.
Temos Valorozos Militares e Bem treinados ,mas
nossos Armamentoss São OBSOLETOS
Aproveitando as mesma palavras colocadas pelo Carlão, também não sou esquerdista.
Os desmandantes atuais pregam que, todos os que não sejam subordinados a eles, são esquerdistas. Este é o maior erro deles (e também o seu, se me permite). A democracia existe. É bom respeita-la.
Vocês tem que pregar a paz e união. E não pregar a desunião para tentar dominar a todos. Essa tática pode levar a um caos, tão severo que, mesmo vocês, não irão controlar. E favor nunca esquecer: a verdade sempre prevalece, custe o que custar.
A TEMPOS Eu Venho Falando e Criticando Generais , Almirantes e toda a Cúpula Adormecida das Forças Armadas , a ponto muitas vezes de meus comentários serem excluídos .
Mas não me arrependo de uma palavra , eles sempre deixando correr 30 dias para esperar o FAZ ME RIR .
Ninguém Cobra Ninguém , e assim foi entrando ano e saindo Ano e NADA mudando .
Sei que chance de invasão é Remota , mas ia ser Cômicos se não fosse TRÁGICO !
Armamentos Obsoletos que dão VERGONHA pra quem Tem , né.
É de se revoltar , dói o Estômago
À lá Maduro, Bolsonaro quer repelir críticas por meio das FA’s. Daqui a pouco ordena exercícios… Muito despreparo.
O Brasil ficou de joelhos muitas vezes, mas essa é a mais humilhante de todas. No plano de privatização deveriam por as forças armadas e contratar uma empresa de vigilância qualquer. São muito mais eficazes e econômicos.
#idejoelhis;-/
Pois é, mas todos sabiam que isso iria acontecer. Um deputado que nada fez em 28 anos como deputado, que colocou todos os seus filhos na política,, para engordar os cofres. Que pratica nepotismo, que não sabe o que é a diplomacia. Enfim, todos foram avisados de quem era ele… agora o Brasil está muito queimado. #essaculpanaoéminha
Bolsonaro diz que a Amazônia não pertence ao Brasil, fez com que o Exército tenha se quer como dar comida pros soldados. E esse general fala que está em condições de defender a Amazônia, quer enganar a quem?
É só lembrar da Guerra do Paraguai. O Brasil é uma potência mundial.
Deu medo agora…estamos perdendo essa por falta de uma estratégia de comunicação proativa. Dizer o que estamos fazendo, vamos fazer e reforçar nosso compromisso soberano de preservar a Amazônia Legal.
Essas bravatas, dele e, especialmente do Presidente, não resolvem nada.
Tudo o que os contrários querem é esse tipo de reação infantil de Bolsonaro.