Criação da “Brigada da Foz do Amazonas”é resultado do esforço da presença militar na fronteira da Amazônia Oriental
No dia 26 de janeiro, às 10h00, o Comando Militar do Norte realizará a cerimônia de inauguração da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada da Foz do Amazonas”, localizada em Macapá, capital do Amapá. Durante a solenidade, haverá a assunção de Comando do General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, que irá liderar a mais nova Grande Unidade Operacional do Exército Brasileiro.
A criação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva tem como finalidade aumentar a capacidade operacional e melhorar o gerenciamento administrativo do Exército Brasileiro na Amazônia, além de articular o esforço da presença militar na região e guarnecer a área de fronteira da Amazônia Oriental.
A Grande Unidade está diretamente subordinada ao Comando Militar do Norte (CMN), que tem sede em Belém (PA). É constituída pelas seguintes organizações militares: Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (Cia Cmdo 22ª BdaInfSl) e Comando Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34º BIS), ambas em Macapá; 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém (PA); e 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em São Luís (MA).
FONTE: Agência Verde Oliva
Venezuela. Cada vez mais preocupante.