A Embraer entregou ao Exército Brasileiro as duas primeiras unidades dos radares SABER M60, em sua versão 2.0, que serão utilizados nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. Além desses dois radares, a Embraer anunciou em abril deste ano um novo contrato que contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo.
A aquisição dos radares SABER M60 está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020-2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre. Desenvolvido pela Embraer em conjunto com o Exército Brasileiro, o SABER M60 é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura com 100% de conteúdo nacional e que já se encontra em operação com o Exército. Em 2019, houve a conclusão da fase de atualização tecnológica do radar, resultando na versão 2.0.
O SABER M60 é um radar de busca que integra um sistema de defesa antiaérea de baixa altura visando a proteção de pontos e áreas sensíveis como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas. Com tecnologia 3D, possui alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura, permitindo rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática de alvos. Trata-se de um radar tático de grande flexibilidade operacional, fácil montagem e transporte, podendo ser desdobrado em até 15 minutos. Possui ainda tecnologia LPI (Low Probability Interception), o que permite alta capacidade de atuar na identificação de alvos sem ser facilmente identificado.
O SABER M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de possuir provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, tal como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
Se com alcance de 60 km já é possível monitoramento de áreas sensíveis dentro de nosso território, como fronteiras ou locais estratégicos, imagina o que o SABER 200 pode proporcionar.
Com alta capacidade de transporte, baixo custo na operação e longo alcance algumas poucas unidades poderão monitorar milhares de quilômetros de nossas fronteiras.
Em que pé está o andamento do projeto do SABER 200?
O assunto merece uma boa reportagem.
Me anima muito esse tipo de notícia.
Equipamentos nacional feito por cabeças pensantes brasileiras.
Muito interessante será futuramente o SABER 200 poder ser utilizado em nossas fronteiras, onde apenas algumas unidades poderão cobrir milhares de quilômetros de nossos céus por um custo operacional muito inferior.
Os outros radares da versão mais antiga vai ser modernizados para este padrão ?
Faltou dizer que este radar é um projeto do Exército Brasileiro que o desenvolveu por meio do Centro Tecnológico do Exército – CTEx.
Tem capacidade para identificar e rastrear drones e bombas guiadas?
A todos, obrigado pelas respostas.
Quantos radares M-60 temos a disposição no EB atualmente ?
Excelente!!!
Dá para integrar esse radar a um sistema anti-aéreo de médio/longo alcance?
Não. Para isso fizeram o Saber 200.
Saber M-60 é um radar destinado ao curto alcance, ele tem 60 Km de alcance.