Por Guilherme Wiltgen
Foram desembarcados hoje de manhã, no Porto de Rio Grande (RS), os 32 obuseiros autopropulsados M109A5 BR, resultado de uma contrato entre a BAE Systems e o Exército Brasileiro.
O recebimento da versão M109A5 BR vai aumentar significativamente a capacidade da artilharia do EB e é mais um exemplo das boas relações construídas pela empresa britânica junto aos militares brasileiros.
O contrato assinado foi do tipo Foreign Military Sales (FMS) e previa que a BAE Systems faria a reforma e atualização de 32 obuseiros, de acordo com as especificações do Exército Brasileiro, além de garantir o fornecimento de peças de reposição e treinamento, bem como apoio para tiro de recebimento e suporte de serviço de campo após as entregas.
A atualização compreendeu:
• Adição de um sistema de posicionamento e navegação, com um display específico para o comandante da missão,
• Novos rádios digitais,
• Sistema de controle de armas e
• Trava automática do tubo operada remotamente, capaz de melhorar o tempo de resposta entre o recebimento de missão e o disparo em mais de 80% sobre as variantes anteriores.
Os trabalhos de atualização foram realizados nas instalações da BAE Systems em Anniston, no Alabama, e em York, na Pensilvânia.
Além dos 32 M109A5 BR, também foram recebidos cinco viaturas modelo M88A1 (Recovery Vehicle), que serão utilizadas em atividades de socorro mecânico.
São obuses M-198 DE 155MM e L-118 de 105mm light gun dos EUA,
alguem sabe de alguma coisa sobre esse assunto?
Excelente notícia !!!
Excelente!!
Gostaria de saber quando (ou se) iram chegar as peças AR , pois a nossa Artilharia AR esta muito defasada.
Lembro que circularam noticias de envio das peças de 105 e 155 mais modernas que as nossas .
grato