O Exército Brasileiro recebeu mais trinta viaturas blindadas, modelo M577 A2, provenientes do Exército dos Estados Unidos. Os veículos foram recebidos no Terminal de Contêineres de Paranaguá, no dia 6 de outubro, por meio do programa FMS (Foreign Military Sales). O desembarque e transporte da carga foi coordenado pelo Comando da 5ª Região Militar, que deslocou as viaturas para o Parque Regional de Manutenção/5, em Curitiba, onde serão modernizadas, seguindo os padrões das Forças Armadas Brasileiras.
A viatura blindada M577 A2 faz parte da família de blindados derivada do M113, utilizada como viatura de comando nas unidades blindadas do Exército Brasileiro. Devido à sua versatilidade, pode ser adaptada para outras funções, tais como ambulância, central de tiro e central de comunicações. O modelo tem capacidade de operar na água, uma vez que é dotado de motor Detroit Diesel 6V53, com 212 HP. Também é compatível com os mais diversos tipos de materiais optrônicos, inclusive equipamentos de visão noturna.
Atualmente, os M577 A2 são empregados em diversas unidades blindadas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Desde 2016, o Exército recebeu 206 veículos blindados pelo Porto de Paranaguá.
FONTE: EB
Infelizmente estamos recebendo essas quinquilharias que não servem para nada, a não ser para virar espólios de sucata dos inimigos. Contemplamos nossa industria bélica morrer para para dar emprego a outros que nos prejudica.