No período de 4 a 14 de novembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) estará realizando a Operação Machifaro 2014, um exercício de adestramento militar para garantir a soberania da Amazônia. A atividade está sendo realizada nos municípios de Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro (AM) e Caracaraí (RR).
Participam deste exercício cerca de 550 militares oriundos do Comando do CMA, do Comando da 12ª Região Militar (Manaus), da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé), da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista), da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira), da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Porto Velho) e do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx).
A Operação Machifaro 2014 servirá de base para a modernização da doutrina de emprego das Forças Armadas na Amazônia.
FONTE e FOTOS: EB
Aproveitando a menção do Alex, seria muito interessante a adoção de uma melhor camuflagem para o EB e o CFN em complemento ao futuro sistema COBRA, assim como uma padronização de armamento, como o IA-2! O CFN deveria adotar o IA-2 em 7,62mm para a região amazônica, como pretende fazer o EB.
Nosso exército, assim como o CFN, merecem equipamentos de última geração. Até mesmo porque se não temos o quantitativo necessário, pelo menos a qualidade deveria ser obrigatória.
Eu suponho que os trajes sejam protegidos e impermeáveis, porém, mais leves e adequados ao clima amazônico.