Por Guilherme Wiltgen
O Comando Logístico (COLOG) do Exército Brasileiro anunciou nessa quinta-feira (14) que “O RFP para a Modernização da VBC CC Leopard 1 A5BR está postergado devido à alta demanda de peças para blindados no mercado internacional. Não há previsão para seu lançamento”.
Essa decisão de adiar a modernização, sem previsão para sua retomada, muito provavelmente está relacionada com a guerra na Ucrânia, haja vista o aumento pela procura por carros de combate para serem fornecidos ao país.
O resultado imediato é a diminuição de oferta de peças, partes e componentes, devido a alta procura e baixa oferta, o custo tende a subir, provavelmente um dos motivos para o EB ter postergado programa.
Esse fato pode ser o momento do Exército Brasileiro, diante desse problema, encontrar uma solução como optar pela substituição da VBC CC Leopard 1A5 BR, por outro blindado mais novo, moderno e no estado da arte, preferencialmente produzido no Brasil, de forma que se tenha uma linha de fornecimento e cadeia logística independente das interferências externas.
Ao invés de usar os recursos que ainda restam, para aumentar a frota dos Centauro 8×8, não, ficam perdendo tempo com modernização de latas velhas que um dia foram novas e que já nos serviram muito bem.
Leopard 1a5 é um ótimo blindado, mas já está ultrapassado, tão ultrapassado que nem compensa mais modernizá-lo. O EB não tem recursos suficientes para renovar a frota de MBT, logo, faz jus investir pesado nos Centauro 8×8.
”Esse fato pode ser o momento do Exército Brasileiro, diante desse problema, encontrar uma solução como optar pela substituição da VBC CC Leopard 1A5 BR, por outro blindado mais novo, moderno e no estado da arte, preferencialmente produzido no Brasil, de forma que se tenha uma linha de fornecimento e cadeia logística independente das interferências externas.”
Assino embaixo. Aliás o péssimo desempenho desse material pelas forças ucranianas, bem como a evidente fragilidade desses veículos frente a simples drones FPV demonstram que os leopard precisam ser substituídos para ONTEM.
Eu em particular concordo com os comentários, mas gostaria de dizer q o poder judiciário deveria ser acionado p q as peças de reposicao pudessem ser fabricadas aqui no país, por causas das “Marcas e patentes”, propriedade intelectual e iríamos usando “o velhinho” até o fim como tanque médio, numa categoria abaixo da oficial dele, p não gastar dinheiro em modernizações caras.
Fabricaria no país um substituto a altura, 100% nacional ou franktein e óbvio q o peso seria grande e aí espalharia no país em algumas regiões, visto q a queixa é do grande peso, mas p resolver isso utilizaria carretas p leva- lo aos lugares de treino e ou combate, aqui onde moro, em São Paulo, capital, existem indústrias q circulam com cargas extras pesadas em caminhões e carretas especiais acima de 100 toneladas…, as carretas q transportam os blindados na Alemanha, são diferentes do padrão brasileiro.
Investiria em helicopteros de ataque de 2 lugares p funções caça tanques e apoio aéreo armado de tropas. Investir em um pacote com vários item…
Na absurda guerra da Ucrânia estamos vendo a tecnologia atual da guerra moderna, e também como os países se ajunta p liquidar daqueles q não gostam ou vão contra suas ganancias/poderes, logo tem q investir pesado em drones, mísseis e armas p guerrilha e guerrilha anti tanque, e tem na escolaridade dos “combatentes”…
Um dos povos mais evoluídos da humanidade terrestre, foram os índios incas do Peru, e este país investiu pesado no passado na aviacao de combate Mig29 e Mirage 2000 e em mísseis anti tanque, p mim é um excelente ensinamento, e também de alguns antigos e sábios discutidores de temas e assuntos militares como investir em guerrilhas de selva, guerrilhas urbana e guerra anti tanque, e óbvio q defesa aérea e caças entram na análise.
Dinheiro tem mas aplicado “investido” de forma errada.
Por causa da Internet, conflitos q crescem e a ampliação do grupo Brics, forço e sugiro numa reforma progressiva nas forças armadas carente de um país rico em abundância naturais e população necessitada…
Comentário grande, mas é o meu raciocínio.
Abraco
Excelente notícia. E não deveriam apenas postergar mas cancelar esta modernização juntamente com a aberração que é a modernização do jurássico Cascavel, este Ford bigode.
Não apenas pela questão óbvia de se investir em algo novo 100% nacional, mas também porque depois de vermos os Leopard 2 virando ferro retorcido na Ucrânia, é melhor desenvolver algo 100% voltado às nossas necessidades.
Inclusive cada centavo que pudesse ser desviado destas duas modernizações tampa buraco para comprar mais unidades e acelerar a inacreditavelmente lenta cadência de entrega dos Centauro 2 seria minimamente racional.
Pesquisa o preço e o tempo necessario pra desenvolver um novo, ainda mais 100% nacional. Tecnicamente possivel mas uma fantasia na prática. Nem paises com maiores orçamentos que o nosso hoje conseguem desencolver um MBT sozinhos
Minha interpretação…visão do EB (jeitinho brasileiro): Queremos modernizar o Leopard 1A5BR, então temos que postergar, na esperança desta Guerra na Ucrânia terminar o qto antes, para verificarmos o que sobrará, na Europa, em termos de sobressalentes para os referidos CC. Minha opinião: cancelar tanto esta qto a modernização dos Cascavéis, e investir pesado e rápido em poder de fogo e mobilidade, ou seja, nos Centauro II, com o máximo de nacionalização possível, de preferência, fabricação, sob licença, pela IVECO.
O Centauro não é uma arma de choque. Foi pensado para proveito de cavalaria mecanizada e como um caça carros. E o EB precisa de unidades de cavalaria blindada.
Mas concordo com o cancelamento das modernizações. O que seria gasto nisso, é suficiente para dezenas de viaturas 4×4 Guaicuru, que poderiam ser obtidas em curto tempo e seriam, no meu entender, mais necessárias nesse momento da história para prover mais utilitários as unidades regulares e especiais…
Tal como mostrado na Ucrânia, quanto mais utilitários 4×4, melhor…
O MBT continua sendo uma arma de choque em qualquer TO. O que v deverá mudar será vá presença junto as FT blindadas de sistemas anti drone hard kill e soft kill.
É só uma questão de tempo.
Para um parâmetro de COMPARAÇÃO a FAB se prepara para operar o Gripen E/F…
A Marinha está finalizando a construção de moderníssimos submarinos convencionais Scorpène e passará a construir seu Submarino de propulsão NUCLEAR…
Em termos CLAROS manter a modernização dos Leopard 1 é uma dissonânica CLARA que o Astros 2020 é uma compensação forte mas os MBT são a alma de um Exército de verdade…
ACHO que está mais que na hora do Brasil comprar ou projetar PELA PRIMEIRA VEZ um MAIN BATTLE TANK digno do nome e atualizado no estado atual da tecnologia…
O que NUNCA aconteceu na nossa história militar…
Este esforço PRECISA ser feito…
E o preç disso? Com caixa no vermelho?
Equipamento militar de quase qualquer idade pode ser modernizado. O leopard tanto ainda é util que ira enfrentar os carros russos na Ucrânia.
So que o passo lento do EB solapou mais este programa, igual ao de aquisição dos m119.
Estão ficando parecidos com a marinha
Logo a força blindada de CC vai desaparecer ou se tornar insignificante
Colombelli, esses veículos só estão sendo enviados para ”enfrentar os carros russos” porque todos os outros veículos mais avançados enviados para a ucrânia ou presentes naquele país já foram ou estão sendo destruídos e não existem mais opções alternativas. Tanto é assim que os leo1 que estão sendo enviados são poucos e foram retirados de estoques de emergência da OTAN ou de literalmente museus blindados de países operadores, o destino destes veículos é somente servir de bucha de canhão para tentar prolongar o inevitável colapso das forças ucranianas e não para servir como um meio de combate viável na guerra moderna.
Por esse mesmo motivo, não se mostra cabível uma modernização deste veículo pelo EB
Eu leio esse tipo de anuncio e nao seu se estao bricando ou falando sério.
Quem é louco de modernizar algo com 50 anos de uso?
O problema não são os sensores etc…a base do blindado já é muito antiga. O mesmo vale para o Cascavel, são projetos mortos, foram bons nos seus 30 anos de uso, agora deu, acabou!
Não faz sentido por multimídia em fusca”, aliás, é até feio, estraga a originalidade do projeto.
“Esse fato pode ser o momento do Exército Brasileiro, diante desse problema, encontrar uma solução como optar pela substituição da VBC CC Leopard 1A5 BR, por outro blindado mais novo, moderno e no estado da arte, preferencialmente produzido no Brasil, de forma que se tenha uma linha de fornecimento e cadeia logística independente das interferências externas.”
Aham, vai sonhando…
Ainda bem que com a guerra na ucrania o exercito percebeu que nao se deve gastar mais nenhum centavo com esse tanque de Museu !!!
Uma excelente oportunidade para vendermos estes tanques antigos aos paises aliados da OTAN para eles repassarem a Ucrania. Ai desenvolver um parque fabril para MBT K-2 Black Panther e Obuseiros K-9 Thunder (como fizemos co IVECO) com a HYUNDAI-ROTEM.
Certamente seria um enorme avanço para nosso país.
Ja perdemos a vendas de Guarani ambulancia (a Turquia já entrou em nosso lugar), não podemos deixar passar mais essa…
Sim, aí tu caiu da cama e acordou…é cada uma kkkk
Rapaz, gastou a cota de delirio pros próximos 5 anos 🤦🏾♂️
Excelente sugestão para o Brasil ficar uma ou duas décadas sem NENHUM MBT…
O próprio CONCEITO de MBT terá de ser revisto em função dos acontecimentos na Ucrânia e a realidade dos DRONES e seu uso tanto como munição kamicase e/ou direcionador do fogo de artilharia contra as unidades blindadas…
O apoio aéreo as colunas de blindados progredindo no solo terá que ser apoiado por esquadrilha de drones loyal convoyman.
No meu pensamento o novo MBT terá de ser PENSADO E FABRICADO no Brasil a longo prazo (com ou sem parceiros) e o Leopard 1 terá de ser MANTIDO e se modernizado será do mesmo modo que os Cascavéis sem contar com as peças originais da falida Engesa como se o fabricante alemão também estivesse falido.
Sendo totalmente REFEITO e se cortando todos os contratos originais com o fabricante original ou se humilhar e o usar assim até um novo MBT esteja disponível…
ISSO será uma terrível NOVELA…
Pesquise preço. E o mesmo vale pra quem fala em fazer um produto nacional. Ai alem do preço tem o tempo, tudo junto com outros projetos em andamento. Sonhos….sonhos irrealizaveis