Os Exércitos do Brasil e dos EUA vão se unir para fazer um exercício militar em conjunto chamado de Combined Operations and Rotation Exercise (CORE), que traduzido para o português significa Operações Combinadas e Exercício de Rotação.
A ação, que vai usar helicópteros, acontece entre os dias 6 e 16 de dezembro nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).
O CORE faz parte de um programa de cooperação em adestramento militar que será feito anualmente pelos EUA, até 2028. O Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar esse tipo de exercício combinado. O programa militar tem o objetivo de trazer interação para a Estratégia Nacional de Defesa e política externa brasileira.
O exercício contará com a participação de aproximadamente 990 militares, entre eles 750 brasileiros e 240 norte-americanos. No dia 8 de dezembro está programado uma ação de assalto aeromóvel, na cidade de Cachoeira Paulista (SP) e uma demonstração de tiro defensivo e visita das tropas ao terreno na cidade de Resende (RJ).
As ações de pista de combate à localidade e tiro de fração estão programadas para acontecer na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende, nos dias 12 e 13 de dezembro. O encerramento também acontece no mesmo local, no dia 16 às 10h.
FONTE: UOL
Dando o Brasil para os EUA, lamentável!!!
Dando o que? É um EXERCÍCIO. É impressionante o grau de esquizofrenia e doença mental desse tipo de comentário devido a um EXERCÍCIO militar. Que nível baixíssimo.
Nível baixíssimo? Quem é que nos hostiliza querendo a nossa Amazônia? É a Rússia? Índia? Coreia do Sul? Israel? Não. Simplesmente é EUA e Europa.
Devemos manter relações diplomáticas além do diálogo como os EUA e Europa, mas com cautela, não ao ponto de permitir militares norte-americanos aqui.
Porquê não treinamos com os russos?? A Rússia tem um excelente exército, muito forte, e uma boa parceria estratégica com a Rússia não seria nada mal. Se podemos treinar com os EUA, também podemos treinar com a Rússia.
Seu pensamento é simplesmente inacreditável. Rússia é uma grande parceira comercial do Brasil? Quantas vezes a Rússia dividiu conhecimentos na área militar, doou equipamentos (até armas de cavalaria), e convidou o Brasil para exercícios militares dentro de seu território? Nenhuma. Os Estados Unidos fez tudo isso. Não se esqueça que os yankes vão treinar a mais de 3.000 km de distância da Amazônia. Somente a 101° da UsArmy veio, em um único C-17. E outra, é a China que está invadindo a zona econômica exclusiva de todos os países da América do Sul (pondo até destroyers para escolta-los em suas pescas), algo inaceitável, né. E no momento China e Rússia estão as carícias e beijos, os russos sabem que os chineses darão muito mais do que o Brasil tem. Pelo seu pensamento parece que estamos nos anos 60, no entanto hoje se faz o dia 01/12/2021. Cresça, pequena pessoa.
No momento o maior parceiro comercial e econômico do Brasil é a China, e não EUA e Europa como muitos pensam. A Rússia nos serviria como uma parceira estratégica em alguns setores, sendo o da defesa essencial também. Economicamente a Rússia não nos serviria.
De fato, os EUA é o país que mais tem passado conhecimentos na área militar para o Brasil, mas isto não significa que os EUA é um país que deseja o ”bem” do Brasil.
Pequena pessoa é você que acha que quem vem salvando a nossa economia é EUA e Europa e não a China, que é com quem o Brasil tem grandes parcerias econômicas e comerciais.
A China vem invadindo os mares da América do Sul, nisso eu concordo, o Brasil precisa reforçar bem a sua defesa, mas dizer que a Rússia nunca convidou o Brasil para fazer parcerias militares e estratégicas, aí já é um grave engano seu, pois a Rússia já convidou várias vezes o Brasil para participar de eventos e exposições militares lá na Rússia, inclusive no governo atual. A Rússia já ofereceu por diversas vezes equipamentos militares para o Brasil.
O Brasil precisa se atentar no tocante à China em relação aos nossos mares (Amazônia Azul), reforçando assim a sua defesa naval e aérea, por outro lado tem que se atentar para a nossa Amazônia Verde, pois quem de fato deseja nos tirar a nossa soberania é EUA e Europa, com estes projetos ambiciosos e ao mesmo tempo ridículos, ”Corredor Triplo A”, ”Internacionalização da Amazônia”, pelo qual quem quer executá-los é EUA e Europa e não Rússia e China.
China e Rússia estão com uma parceria forte, por causa dos EUA e tbm da Europa, porém isso é problema deles e não do Brasil. O mais importante é que o Brasil tem boas relações com estes dois países.
O Brasil tem que ter relações diplomáticas e parcerias com todo mundo, mas desde que sejam parcerias que nos beneficiem de acordo com os nossos interesses.
Eu não ”torço” para nenhum país, eu só me preocupo com os interesses do meu país, isso é pragmatismo. O Brasil deve caminhar para onde lhe convier melhor nos seus interesses, e no momento é mais interessante o Brasil estreitar relações também com a Rússia, o que não impede que o Brasil continue com suas parcerias com os EUA.
Poxa….cansou muito a mente pra dar um comentário estupido deste…..deve ser um esquerdinha tonto….Ze povinho…
Esquerdinha tonto é quem idolatra outros países, é quem ostenta bandeiras da Coreia do Norte em manifestos, é quem queima a nossa bandeira, assim como direitinha tonto, que é quem diz que é patriota, mas ostenta bandeira dos EUA, Israel, Reino Unido.. e coloca a bandeira do Brasil em segundo plano.
Eu sou conservador de direita e honro o meu país acima de tudo. A minha bandeira é a do Brasil!!!