A Diretoria de Fabricação (DF), na figura do seu Diretor, Gen Div Tales Villela, e o Presidente da IDV LATAM, Humberto Spinetti, assinaram o contrato de obtenção por nacionalização de 420 (quatrocentas e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa – Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 Guaicurus, no escopo do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), a serem entregues à Força Terrestre nos próximos 10 (dez) anos.
O referido contrato engloba, além das plataformas veiculares, os serviços de integração dos sistemas de armas automatizado e de comando e controle, bem como a obtenção de ferramentais especiais para a manutenção da aludida plataforma veicular.
A presente contratação visa atingir níveis de nacionalização de, no mínimo, 50% do veículo ao final da obtenção, por meio de 3 (três) pilares principais:
- Construção de infraestrutura local no Brasil para montagem das viaturas,
- Fabricação de componentes em território nacional,
fomentando a Base Industrial de Defesa (BID) e - Capacitação de mão-de-obra qualificada, gerando notável quantidade de novos empregos, diretos e indiretos.
Ademais, o contrato em questão permitirá que o Exército Brasileiro, por meio de sua comissão de engenheiros militares, que trabalha nas instalações da referida empresa em Sete Lagoas/MG, possa acompanhar os processos de fabricação e de nacionalização, proporcionando a absorção de conhecimentos quanto às tecnologias empregadas no processo de produção industrial da referida viatura.
FONTE: DF/EB
Esse nome Guaicuru não ficou legal.
Perdão…. há empresas brasileiras capazes de produzir um motor… mecânica…. eixos….rodas…. blindagem… sistemas…e tudo o mais necessário para um veículo desses??? Se há, tem um grande problema aí….se não, infelizmente, o caminho é buscar fora…
Projeto 100% nacional jamais
Sobre licença sim inúmeras
Mas o fabricante não deixarás as filiais fo mundo parada pq o Brasil quer fazer localmente
Excelente notícia
Geração de empregos aqui no Brasil e manter a fábrica ativa por 10 anos
Espero que o Exército trabalhe para expansão d família guarani
Focando na aquisição do centauro 2
E nas versões faltantes do guarani 6×6, ambulância, comando e controle, guerra eletrônica, anti aéreo, etc
E que compre mais mísseis ati carros nacionais mss1.2
Tem um vídeo clássico no YouTube, na qual um caminhão do exército russ0 cai numa emboscada na estrada, e vira peneira…..
Hoje tem muitos exércitos no mundo q utilizam caminhões blindados e penso q o Brasil deveria fazer o mesmo. Se não conseguir fazer a blindagem, contrate ou compre de outros ou de nações amigas, mas q na mecânica, nós temos de sobra, pois os melhores caminhões do mundo rodam em ruas, avenidas e estradas brasileiras. Caminhão blindado de blindagem leve, média e pesada e de tamanhos e números de eixos variáveis.
Sou a favor das ffaa utilizarem utilitários blindados, visto os históricos das últimas guerras, mas se a indústria nacional participasse de projeto, processo seria bom p gerar empregos, renda, desenvolvimento e acalmar a opinião pública nacional, pois temos excelentes montadoras e indústrias de auto peças aqui no país. No texto, a fabricação de componente no Brasil é positivo.
As ffaas armadas se equipando, é bom, é investimento, inteligência, comando, vontade e fé, vai ficar bonito na foto….., mas a pergunta clássica, vai tirar dinheiro p pagar isso como??!!!….
Namastê
Abraço
Excelente compra!
Com está compra, quantos Guaranis receberemos a menos?
Bote 3×1
Notícias anteriores diziam que o EB abriria mão de 150 Guaranis e que estava negociando quantos Gaicurus viriam em troca.
Se realmente for verdade essa notícia, foi um pouquinho pior que 3×1. Deu 2,8×1
Um belo exemplo de veiculo que possui similar produzido pela AVIBRAS (Guará 4WS 4X4) que precisa de investimento das forças e do gov mas seguimos preferindo comprar de terceiros do que investir na produção local. Uma pena
Pois é
A Avibrás não produziu o Guará 4SW.
Ela fez um protótipo.
Para um protótipo virar um produto há uma grande distancia, a qual a Avibrás não conseguiu vencer.
A própria Avibrás desistiu dele e Apresentou o Tupi (Renault Sherpa ) na licitação que a Iveco ganhou com o Lince/Guaicurus.
Não sei porque tem gente que ainda pensa que o Guará seria viável.
O blindado da matéria é muito superior ao veículo proposto pela Avibras
Arrisco dizer que o veículo Guaicurus é o melhor do mundo na sua categoria.
Com base no que ele é o melhor do mundo? O que ele tem de tão especial assim?
E o que não tem para não se-lo?
Caro Virgilio, Iveco/Fiat não é referência em robustez/durabilidade em nada, aliás os italianos podem ser referência em design, mas no resto deixam a desejar, basta ver, em carros Fiat, caminhões Iveco, motos Ducati, maquinas Fiatallis/New Holland, e quem já teve pelo menos um desses sabem bem o que falo, a propósito tive todos e posso afirmar que quanto a durabilidade deixam muito mas muito a desejar.
Jesus, tem gente comparando o veículo da matéria com os carros da Fiat kkkkk
Que loucura tremenda.
Não é comparação com o carro da Fiat amigo, mas sim com a qualidade dos produtos italianos, o exemplo do carro só foi para uma melhor compreensão/ilustração que infelizmente não foi o seu caso, mas se você nunca teve um caminhão Iveco, uma maquina da FiatAllis entre outros veículos italianos fica difícil entender mesmo, agora faz o seguinte, pergunte para profissionais da área o que eles acham da mecânica da Iveco e depois me conte.
Pergunta para os engenheiros militares do EB. Eles escolheram o beiculo da matéria por ser o melhor em diferentes aspectos.produti italiano é excelente, produto brasileiro é excelente, produto ch8nes é excelente.
Não existe essa constatação absurda de que produto italiano é ruim, isso é uma paranoia sem realidade.
Há anos atrás o exército russo testou o veículo italiano de todas as formas, comparando com produtos russos. Até hoje tem um teste famoso com explosivos onde o veículo russo ficou destruído enquanto o italiano ficou íntegro.
Naquele momento a Rússia ordenou a compra do italiano e não o feito internamente na Rússia.
O veículo da matéria é excelente, preço justo, com parque de manutenção e empresa no Brasil.
O veículo já existe, é usado por vários países ricos, tem procedência inquestionável.
Eu não consigo imaginar motivo para não comprar o veículo, eu jamais compraria algo nacional em detrimento só melhor por mera bira de nacionalismo sem fundamento técnico.
Sério que você acredita que a decisão pelos Guaranis/Guaicurus/Iveco se deu por questões técnicas, não conhece nada da administração pública brasileira mesmo pelo visto, quanto a sua afirmação de não existirem produtos melhores em determinadas áreas de determinados países me obriga a encerrar o assunto depois de tal afirmação.
Tudo que o Oshkosh MLTV tem.
Montagem no Brasil gera empresas aqui
Empregos