O Comandante do Exército Brasileiro, atendendo a solicitação do Ministério da Defesa, após o pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Governo do Estado de São Paulo, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste (CMSE) nas ações de resposta aos danos causados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião-SP.
Para tanto, foram disponibilizados os seguintes meios do CMSE em pessoal e material:
1. 06 (seis) aeronaves da Aviação do Exército, sendo 03 (três) HM-1 Pantera, 02 (dois) HM-4 Jaguar e 01 (um) HM-3 Cougar;
2. 01 (uma) equipe SAR (busca e salvamento);
3. 13 (treze) viaturas especializadas e equipamentos pesados de engenharia com 20 (vinte) militares técnicos e operadores, oriundos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, de Pindamonhangaba, a fim de contribuir para a desobstrução de vias; e
4. 30 (trinta) viaturas com 380 (trezentos e oitenta) militares, oriundos da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, de Caçapava, para a realização de trabalhos de apoio na região de São Sebastião-SP.
Assim, o Exército Brasileiro em permanente estado de prontidão e integrado à sociedade, vem apoiando a população paulista e os demais órgãos governamentais envolvidos diante das fortes chuvas que assolam o Estado.
FONTE: Comando Militar do Sudeste
Agora é o momento do nosso Exército Brasileiro mostrar todo seu potencial de apoio e ajuda aos desabrigados e feridos, nessa tragédia no litoral norte. O 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) terá papel fundamental nossa missão. Mas o a atuação será mais abrangente com a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, que dará apoio aos helicópteros, e será transformado em hospital de campanha. Será uma grande missão a ser enfrentada pelo Exército e Marinha.