O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas vai ganhar um importante reforço. Foram adquiridas 20 Viaturas Blindadas Especiais Socorro 6×6, modelo MaxxPro Recovery Vehicle. Produzidas pela empresa norte-americana Navistar Defense, são equipadas com uma “asa delta” traseira e uma lança hidráulica com acesso eletrônico, suportando 42 toneladas de reboque com um arraste de quase 23 toneladas.
“Trata-se de uma capacidade, até então, inexistente na Frota Guarani. Essa aquisição, por meio do programa de vendas militares estrangeiras do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, vai incrementar esse suporte fundamental ao poder de combate, especialmente no que se refere às atividades avançadas de manobra de força e de apoio à retaguarda nas tarefas de manutenção de segundo escalão”, afirmou o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento. As novas viaturas serão distribuídas aos batalhões logísticos que integram as brigadas de infantaria e cavalaria mecanizadas, bem como às escolas e organizações militares mecanizadas mais isoladas.
Caraterísticas da Viatura Blindada Especial de Socorro (VBE Soc)
O MaxxPro Recovery Vehicle é uma viatura com proteção blindada apta a realizar resgates em campo de batalha. Resiste a disparos de armas de calibre 5,56 e 7,62 mm, estilhaços de artilharia, minas e artefatos explosivos improvisados. Está equipada com um motor MaxxForce 8.9 L, turbo inter-cooled diesel, com 450 hp e torque de 1.627 Nm. A transmissão é automática de seis velocidades e a suspensão dianteira é independente.
Possui capacidade de 42 toneladas para reboque (PBTC); 22,6 toneladas de arraste no cabo de aço; 15,8 toneladas com o uso da “asa delta” traseira; 27,2 toneladas de içamento de carga no guindaste, com lança hidráulica; e um suporte de reboque e arraste que atende às viaturas da família Guarani.
Programa Estratégico Forças Blindadas
A aquisição faz parte do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico do Exército e entrega à Força Terrestre a renovação da frota blindada. A iniciativa proporciona avanços tecnológicos e de qualidade, tendo em vista a manutenção da capacidade operativa, bem como o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional.
O processo de compra da Viatura Blindada Especial de Socorro 6×6 é resultado de um planejamento iniciado em 2018, contemplando estudos estratégicos e de viabilidade. São várias etapas para uma aquisição desse porte, conforme determinam as normas do Exército Brasileiro para obtenção de um sistema de material de emprego militar, a exemplo das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.
Com a aquisição de modernas viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas e de seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações, busca-se a transformação da Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernização da Cavalaria Mecanizada e da Infantaria e Cavalaria Blindadas. Todas as fases do Programa buscam a integração com os demais Programas e Projetos Estratégicos do Exército, em particular com os Programas Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e Programa de Proteção da Sociedade (PROTEGER), bem como o incremento da integração com as demais Forças.
140.000 milhões em guinchos!
Ele é compatível com o kc-390?
Pela altura o compartimento de carga do KC-390 é de 3,2 m e a altura do veículo é de 120″ que dá um pouco mais de 3,2m (3,277 m) se coubesse, teria que entrar de pneus esvaziados…
E com MUITO CUIDADO!!!
Não há problema com o comprimento da viatura já que o comprimento do compartimento de carga do KC-390 é de 18,54 m e a viatura tem 431″ (10,974 m), dependendo da verificação física do encaixe altura (perto do limite) e comprimento no volume do compartimento de carga e o risco do embarque TENSO de um veículo tão próximo do limite de altura…
O entrave, MESMO que seja possível embarcar fisicamente o BICHÃO no compartimento de carga do KC-390, é o ENORME PESO DELE de 94,199 lbs (42,728 kg) porque ele deve ter um monte de contrapesos para estabilizar suas capacidades de reboque de um Guarani de cerca de 15 toneladas…***
E a carga útil máxima do KC-390 é de 26 000 kg (57 300 lb)…
Ou seja não dá para decolar com ele INTEIRO…
Teoricamente SE estas partes de contrapeso puderem ser temporariamente retiradas e assim se puder baixar o peso da viatura pela metade, TALVEZ o MaxxPro Recovery Vehicle poderia ser transportado em duas viagens pelo KC-390.
Uma para o veículo e outra para os seus contrapesos… KKK!!!
*** Como o Centauro II pesa cerca de 30 toneladas será necessária a Aquisição de outra viaturas deste tipo para atender o mesmo serviço do novo blindado 8×8 e que NÃO PODERÁ MESMO ser transportado pelo atual KC-390…