Amambai (MS) – No período de 24 a 28 de outubro, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) atendeu ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) de cadetes do 2º e 4º ano do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A atividade foi realizada com amplo emprego de pessoal e material do “Regimento Solon Ribeiro”.
Durante a estada no 17º RC Mec, os cadetes conheceram a Seção de Desenvolvimento de Capacidades Operacionais (SeDeCOp) e os materiais do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Além disso, receberam instruções técnicas sobre as viaturas e os equipamentos de um Pelotão de Cavalaria Mecanizado (Pel C Mec).
Durante a instrução no terreno, os cadetes realizaram um exercício relacionado à defesa externa, seguindo a doutrina militar; ocuparam uma Zona de Reunião (Z Reu); realizaram reconhecimentos de eixo, área e localidade; e, ao final da missão, conquistaram o objetivo, mantendo-o mediante a ocupação de uma Posição de Bloqueio (P Bloq).
Fonte: 17º RC Mec
Como anda o projeto de substituição dos cascavéis? Em banho Maria? Também com tanta viúva e pensões pra filhos, não deve sobrar dinheiro nem pra comprar ração pra soldado raso.
Esse Cascavel com canhão e torre estabilizada, telêmetro laser, visão termal e sistema de controle de tiro modero daria muito gás ainda.
Para a america do sul , concordo com você!
Devido este pensamento que ainda estamos presos não só a este projeto, como inúmeros, no EB.
Devemos usar até onde der e descartá-los.
Esta plataforma tem mais de 40 anos e não consegue atender aos novos requisitos especificados principalmente devido ao custo de adaptação.
Se pudéssemos por o Centauro 2 no lugar dele eu concordaria, mas não temos como agora. Se tivéssemos mantido o Sucuri 2, ele seria o substituto natural do Cascavel, mas não mantivemos.
Então diante da realidade, resta-nos melhorar o que temos dentro do que é possível e compensa e também adquirir, dentro do também possível, meios para substituir ou complementar o Cascavel.
Perfurando 240mm de blindagem com munição HEAT, ele pode dar muito caldo ainda, não é de se desprezar. O problema é o sistema de controle de tiro, pior que na segunda guerra mundial.
Coloque uma torre com canhão estabilizado, telêmetro laser, visão termal e visor independente para o comandante para você ver, dá um pau ainda.
Se puder instalar mísseis melhor ainda.