São Borja (RS) – Durante os dias 15 a 19 de setembro, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) participou da Operação Guarani, Exercício de Adestramento Combinado entre Tropas do Exército Argentino e do Exército Brasileiro.
No cenário operacional simulado na Coudelaria de Rincão/Campo de Instrução de Rincão, foi realizada a demonstração de transposição de um curso de água, obstáculo em apoio à Força-Tarefa do 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A transposição foi realizada em duas fases. A primeira era de assalto, empregando botes Zefir, pontões de alumínio e viatura anfíbia Guarani. O Pelotão de Engenharia de Combate, orgânico da Força-Tarefa, realizou a abertura de uma trilha para a passagem da tropa a pé e de uma brecha para a passagem dos blindados, com a utilização de explosivos reais.
Na segunda fase, foram utilizadas uma Portada Modular Pesada Krupp FFB2000 e uma Portada Tática Leve para transposição de blindados e viaturas, e ainda uma passadeira de alumínio para a tropa a pé.
Nessa operação, a Companhia Souza Docca contou com o apoio suplementar específico de Engenharia do 3º e do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, face à necessidade da manobra extrapolar os limites de material de uma Unidade de Engenharia orgânica de uma Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A demonstração contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuzo Ikeda; do Comandante da 5ª Região Militar, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado; do Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Amadeu Martins Marto; do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira; do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e do Comandante de Adestramento e Alistamento, General Aldo Daniel Sala, do Exército Argentino.
Prestigiaram, ainda, a apresentação militares das organizações militares da 1ª Bda C Mec e do Exército Argentino.
FONTE: 1ª Cia E Cmb Mec
FOTOS: Sd Jonatas e Sd Iohan
Esses exercícios são muito bens para adestrar a tropa e fazer intercambio com os “hermanos”, mas precisamos fazer outras operações, como por exemplo os Colombianos que tem uma tropa de 1ª linha em se tratando de AL, em uma região que necessita muito dessas operações. Só prá começar.