Campinas (SP) – Passo a passo, 440 jovens que aspiram à carreira de oficial do Exército Brasileiro entrarão pelos portões históricos da Escola Preparatória de Cadetes Exército (EsPCEx), no dia 18 de fevereiro. A tradicional cerimônia ocorre há 76 anos, mas, pela primeira vez, 40 mulheres participarão do evento. O fato marcará mais uma conquista das mulheres nas Forças Armadas e no Exército Brasileiro.
O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, presidirá a cerimônia e dará as boas-vindas para essa turma histórica. Prestigiarão, também, a formatura, oficiais-generais do Alto-Comando do Exército de ontem e de hoje, antigos comandantes da Escola, militares da ativa e da reserva, bem como famílias e amigos dos candidatos e a sociedade campineira. A cerimônia será aberta ao público.
Os eventos ocorrerão em cinco momentos especiais e marcantes. Num primeiro momento, a Escola receberá o Comandante do Exército com as honras devidas ao Comandante da Força; logo depois, haverá a entrada solene da turma que completa 50 anos após entraram na EsPCEx; depois, então, será a vez da turma de 2017 entrar pelos portões da Escola. Em seguida, haverá a cerimônia de entrega da boina e, na continuação, ocorrerá a Aula Inaugural, ministrada pelo Comandante da EsPCEx.
Entrada Pelo Portão das Armas
A Solenidade de Entrada pelos Portões da Escola será a primeira atividade do dia. Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx, juntamente com o Comandante e Diretor de Ensino da Escola. Após a abertura dos portões, os candidatos, um a um, adentram, encolunados, pelo portão da EsPCEx, em direção ao Corpo da Guarda.
Este ano é muito simbólico, também, para Turma Marechal Mariano da Silva Rondon, que comemora a passagem pelos mesmos portões há 50 anos. Dentre os alunos dessa turma está o General Villas Bôas, que é o Comandante do Exército. A turma, além de comemorar o aniversário pela passagem dos portões, dará as boas-vindas aos novos alunos da Escola.
Entrega da Boina
A formatura de entrega da boina será presidida pelo Comandante do Exército, General Villas Bôas. Após a entrada pelos portões, a turma entrará em forma no pátio da EsPCEx para a solenidade da entrega da boina azul ferrete.
A entrega da boina é o momento no qual o, até então, candidato, passa a ser Aluno da EsPCEx. O evento marca o fim de um processo seletivo difícil pelo qual passaram e o início da formação do Aluno. Durante a cerimônia, o aluno recebe a boina das mãos dos padrinhos e madrinhas.
O concurso
Estes jovens participaram do maior e mais concorrido concurso da história da EsPCEx. Foram 29.771 inscritos para Exame Intelectual no ano passado. A relação foi de 55 candidatos para uma das 400 vagas, para homens, e 193, para uma das 40 vagas destinadas às mulheres. Desde o dia 24 de janeiro, iniciaram as demais etapas do processo seletivo (entrega de documentos e exames, inspeção de saúde e exame de aptidão física), na sequência, ocorreu a matrícula e o início do período de adaptação. Foram várias as etapas e fases eliminatórias para chegar nesse representativo e marcante dia.
Fonte:EsPCEx
Para quem nao conhece, esta eh uma antiga sede de fazenda em Campinas, muito bonita e conservada…eh outro mundo, pior ainda……pintada em suas cores originais ROSA…..kkkkk agora sim esta de acordo. E tome mais servico interno e patentes futuras as pencas como bem frisou Jobson.
A famosa turma destinada ao serviço interno. Lamentável.