Os alunos dos Cursos de Artilharia Antiaérea para Oficiais e para Sargentos da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) exercitaram seus conhecimentos nos dias 4 e 5 de outubro de 2022, por meio da atividade denominada “Escola de Fogo de Instrução 2022”.
Realizada no Centro de Avaliações do Exército (CAEx)/Campo de Provas da Marambaia, a atividade teve como objetivos realizar o tiro antiaéreo com 2 mísseis RBS 70, com o canhão Boffors 40mm e com a VBC Gepard 1A2, sob vigilância do Radar SABER M60 e fazer com que os alunos aplicassem, no terreno, os conhecimentos adquiridos nos bancos escolares.
Na oportunidade, foram abatidos três alvos aéreos fruto de disparos do canhão Boffors 40mm e do emprego de dois RBS-70 que derrubaram os alvos aéreos delta a combustão e elétrico.
FONTE: EB
Excelente matéria!!! Esse Guepard 1a2 poderia ser substituído por um sistema de RBS 70 tendo como veículo móvel o IVECO LMV Lince que o EB já opera, nisso, instalaria 04 lançadores em cima do blindado 4×4, com mísseis do RBS 70, além de instalar um radar mais moderno e sofisticado para o sistema. Seria um grande avanço para a nossa artilharia de curto alcance.
A guerra da Ucrânia mostrou como MANPADS hoje em dia são fundamentais e estratégicos. Valem cada centavo investido.