No período de 07 a 17 de novembro, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea teve sua segunda participação na Manobra Escolar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), contando com 27 integrantes da Escola, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados, além de militares do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea e de Cadetes do 4º ano do Curso de Artilharia da AMAN.
Durante a fase inicial da Manobra, a EsACosAAe, que representou no Exercício a 2ª/21ª Bia AAAe, participando de instruções de nivelamento de conhecimentos de Artilharia Antiaérea e de técnicas aeromóveis, além de Apronto Operacional preparatório para o início das Operações. Em uma etapa posterior, integrou as tropas da Brigada Agulhas Negras (21ª Bda C Mec) em uma Marcha para o Combate, na direção Resende – Quatis. Nessa ocasião, a Artilharia Antiaérea realizou a defesa antiaérea móvel da coluna de marcha em apoio às ações do 84º BI Mec.
Concluída a missão da Marcha para o Combate, a 2ª/21ª Bia AAAe foi revertida ao Comando da Artilharia Antiaérea (CAAAe) da Força Terrestre Componente (FTC), oportunidade na qual realizou a defesa antiaérea do 1º Batalhão de Aviação do Exército, por meio do desdobramento dos seus meios em diversas áreas do Campo de Instrução da AMAN.
Cabe ressaltar que a participação dos Cadetes inseridos nos subsistemas da Artilharia Antiaérea, proporcionando a complementação de conhecimentos adquiridos por ocasião da Disciplina Eletiva, ocorrida em agosto de 2016 neste Estabelecimento de Ensino, além de semear nos Cadetes o interesse pela futura especialização na Artilharia Antiaérea.
FONTE e FOTOS: Es A Cos AAe
O Exercito deveria fazer um Vídeo caso já estivesse operando o PANTSIR ,agora o IGLA S que foi uma boa escolha ,mas já o operamos a 20 anos e hoje qualquer Grupo até de terroristas o usam ,então eu pergunto ,e o PANTSIR ?