Santarém (PA) – O 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), com sede na cidade de Santarém, enviou o Destacamento “Oiapoque” à Macapá (AP) com a incumbência de realizar os trabalhos de construção da infraestrutura, necessários para a implantação da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, a Brigada da Foz do Amazonas, projeto de grande importância estratégica para o Exército Brasileiro.
Foram executados, nas vias e na vila militar, serviços de terraplenagem, que incluem o desmatamento coordenado, destocamento e limpeza das áreas com árvores de diâmetro de até 0,15 m, escavação, carga e transporte de material com carregadeira e a compactação de aterros. Outro serviço realizado foi a pavimentação, que inclui regularização do subleito, base de solo estabilizado, fabricação de bloquetes, pavimentação em paralelepípedo.
Com o intuito de evitar o alagamento nas vias, foi executado o sistema de drenagem, conforme projeto fornecido pela Comissão Regional de Obras da 8ª Região Militar. Nessa etapa, foram incluídos escavação mecânica de vala, colocação de uma camada de areia média drenante, assentamento de tubos de concreto, reaterros compactados, boca de lobo simples, poço de acesso para manutenção e chaminé, caixas de ligações e meio fio de concreto.
O Engenharia do Exército atua ininterruptamente nos mais diversos rincões do País, em situações as mais diversas, apoiando a Transformação da Força.
Fonte:8º BEC
Tinham que mandar o exército asfaltar as ruas da minha cidade, porque este asfaltar porco que a prefeitura faz aqui não dura um mês!
OI?!
Leu a matéria?
Sim, mas uma coisa não tem nada a ver com outra. O asfaltamento das ruas é responsabilidade das prefeituras, ponto. Não há uma necessidade de atuação do EB para fazer estes serviços. Eventualmente, atuando em regiões isoladas, ainda se admite, especialmente na construção de rodovias, mas para ai. Tomar a responsabilidade de prefeituras incompetentes, vai faltar EB pra tudo isto.
Ah tá, eu sou amapaense também e nem por isto quero que o EB desvie de sua função (que já é pra lá de laboriosa, por causa da falta de estrutura).
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Nosso exército sempre nos ajudando, orgulho da nação!!