A Viatura Blindada de Transporte Pessoal (VBTP) EE-11 URUTU foi desenvolvida no Brasil pela Engesa (Engenheiros Especializados S.A.), sendo o primeiro protótipo dessa viatura fabricado no ano de 1970. A produção em série ocorreu, a partir do ano de 1974, para atender às demanda das Forças Armadas Brasileiras, mas logo o veículo passou a ser exportado, tendo como destinatários países como a Bolívia, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Marrocos, Uruguai e Venezuela. Durante mais de uma década, cerca de 1.500 (mil e quinhentas) unidades foram produzidas.
A VBTP EE-11 URUTU MII é o modelo mais antigo entre as versões de VBTP EE-11 URUTU. A publicação da Portaria – EME/C Ex Nr 851, de 19 SET 22, que desativou 129 (cento e vinte e nove) VBTP EE-11 URUTU MII, de um total de 134 (cento e trinta e quatro) viaturas deste modelo, viabilizará a redução nos gastos dos recursos com a manutenção desta frota, além de retirar de operação viaturas obsoletas, proporcionando a reestruturação da capacidade operacional da Força Terrestre devido ao recebimento das VBTP-MSR 6×6 GUARANI.
Os Comandos Militares de Área (C Mil A), as Regiões Militares (RM), os Grupamentos Logísticos (Gpt Log), as OM detentoras das viaturas e as OM de Logística (Arsenais de Guerra, Pq R MInt, B Mnt e B Log) são responsáveis pela execução do Plano de Desativação, de acordo com as Diretrizes estabelecidas pelo EME, COLOG e Chefia de Material.
COLABOROU: Victor Silva
Uma pena. o seu substituto guarani é muito ruim. para os leigos comparo um fusca a um renegade.
Custo de manutenção X hora em uso.
São equipamentos ultrapassados, que infelizmente não tiveram sua continuidade, não só de produção mas de desenvolvimento também.
Espero que o E.B. tenha lembrado de colocar algumas unidades nis museus militares aqui no Brasil.
Eu acho que poderiam ser ainda utilizadas em funções secundarias, como ambulância e oficina.
O ideal é doar para o Uruguai, nosso vizinho e parceiro militar.
Pideriam ser destinados para a Policia lutar contra o trafico e deixar de comprar blindados para a PRF como feoi feitp peli governo anterior. Aliad porque blindados para uma forca policial responsavel por
rodovias?
Urutu grande guerreiro descanse em paz.
Deveriam ser armazenadas e postas em reserva…
Na guerra da ucrania tem demonstrado que a reserva de blindados está sendo decisivo na guerra !!!
Exatamente, a guerra da Ucrania está mostrando a importancia de se ter reserva de veiculos.
São veículos ultrapassados. No Haiti quebravam mais do que andavam. Deixa eles descansarem.
Quando estive no Haiti, utilizávamos até além dos limites, as viaturas duravam na ação, e ainda prestavam apoio e socorro à viaturas mais novas. Com uma revisão a nível parque, ainda seriam muito uteis em funções secundarias