No dia 21 de março, o Chefe do Estado-Maior do Exército de Portugal, General de Exército Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, acompanhado do Diretor de Comunicações e Informação (DCI) do Exército português e de comitiva, visitaram o Forte Marechal Rondon, sede do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). O objetivo do encontro foi promover a troca de conhecimentos e a integração nas áreas de Comunicações, Guerra Eletrônica e Defesa Cibernética, fortalecendo a cooperação entre ambos os exércitos.
A visita foi conduzida pelo Comandante de Defesa Cibernética, acompanhado do Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, do 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército e oficiais-generais do ComDCiber. A programação teve início com as honras militares, seguidas por apresentações institucionais nos pavilhões de comando do CCOMGEX e do ComDCiber, onde foram destacadas a missão, a organização e as capacidades desses comandos estratégicos.
Em seguida, a comitiva visitou as instalações do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), ocasião em que conheceu sua estrutura e as ferramentas de ensino empregadas, sendo também apresentada ao Simulador de Ações Cibernéticas (SACI), uma iniciativa inovadora no campo da defesa cibernética nacional.
Ao término da atividade, o Chefe do Estado-Maior do Exército Português destacou a importância do estreitamento dos laços de amizade e confiança entre os dois países. Esta iniciativa reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a integração e a cooperação com exércitos de países amigos.