No período de 24 a 28 de abril, foi realizada nas dependências do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) a 1ª etapa dos testes de engenharia nas viaturas do Lote Piloto CHIVUNK, como atividade de preparação para a avaliação e a verificação do andamento da adequação do lote piloto de 10 (dez) unidades da VLEGA CHIVUNK.
A equipe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) foi composta pelo Coronel Inácio e pelo 1º Tenente Cavaignac, que foram responsáveis pela realização de testes em 05 (cinco) viaturas, contemplando as inspeções visual e funcional, do sistema elétrico, metrológica e ergonométrica, além de teste de rodagem em asfalto (rodovia) e de rodagem em qualquer terreno (QT).
O resultado final foi a comprovação da adequação de diversas soluções técnicas implementadas no Lote Piloto e a identificação de oportunidades de melhorias, as quais somente puderam ser observadas como fruto das inspeções e testes realizados. Ressalta-se a grande importância da realização dos testes de engenharia, “ainda em fábrica”, para a comprovação do atendimento aos requisitos do projeto, para correção e ajustes finais, além da verificação da maturidade tecnológica necessária para o avanço à fase de Avaliação.
A atividade foi desenvolvida com o apoio da equipe do AGSP, liderada pelo seu Diretor, Tenente-Coronel Batista, que proporcionou todas as condições para o êxito da missão realizada pelos integrantes do CTEx e evidenciou a sinergia dos integrantes do SCTIEx.
FONTE: EB
Estes são os remanescentes do lote 10 protótipo fabricados pela VLEGA em 2013 e que seriam revitalizados pela Columbus em 2022 ?
https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/revitalizacao-do-lote-piloto-da-vlega-chivunk
Triste ver que temos e tivemos vários projetos e veículos 4×4, que poderiam e estavam no mercado para uso civil, mas não mais existem.
E os motivos, além do custo Brasil já tanto conhecido, é também a restrição do mercado, que trata veículos customizados (pelos proprietários) como ilegais, exigindo uma burocracia desnecessária para sua legalização.
Quem tem 4×4 e faz uso do veículo no ambiente para o qual foi criado sabe como isso é complicado.
Se a “lei” fosse mais flexível, o mercado de comercialização e customização deste nicho se expandiria, veríamos uma redução de custos dos equipamentos, fomento de novos projetos e, principalmente, geração de empregos especializados.
Uma pena…
Essa viatura, me parece ideal para ser aerotransportada e lançada de paraquedas em operações especiais para uso em terrenos off road. Parece ser resistente e rápida, para deslocamento rápido em missões especiais(tropas aerotransportadas) ou e lugares de acesso difícil.
Foi Projetada exatamente pra isso
Vão testar, testar, e depois compram Polaris pq os EUA usam…