No dia 10 de agosto, o Coronel Argemiro Luciano Souza Costa concluiu a missão de assessor de Operações Especiais do Brasil junto ao Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (USSOCOM).
Durante os últimos dois anos, o militar serviu na Divisão Internacional (J3-I), subordinada à Diretoria de Operações (J3), que possui a missão de acelerar a colaboração e a interoperabilidade entre Forças de Operações Especiais de países aliados e parceiros, a fim de dissuadir efetivamente em competição, responder em crise e prevalecer em conflito.
O J3-I reúne representantes de vinte e oito países de todo o mundo e atua como estrutura permanente de discussões estratégicas e de aproximações bilaterais e/ou multilaterais, sobre temas de interesse comum, em especial, nas áreas de preparo, de emprego e de assistência militar.
O Coronel Souza Costa foi o primeiro militar da América Latina a ocupar cargo de liderança no J3-I, desde sua criação, em 2012. Dentre suas principais atribuições, além de chefiar a Seção de Interoperabilidade Doutrinária e Educacional, o militar foi selecionado para coordenar o processo de transformação do J3-I, face aos desafios futuros do ambiente estratégico, liderando uma coalisão de 28 países, nos últimos oito meses.
Em sua despedida, foi destacada a relevância do seu trabalho, utilizado como referência para a audiência do Comandante do USSOCOM junto ao Comitê das Forças Armadas no Senado Americano. Dentre os Oficiais de Ligação que se despediram, o Coronel Souza Costa foi o único militar agraciado com a Joint Service Commendation Medal.
FONTE: EB
Veio empurrar suas políticas identitária e ideologicoas aos nossos homens ? N tenho nenhum respeito ou credibilidade por nenhum membro do alto comando do exército americano sob a atual administração Biden
Bom dia
Parabéns ao Coronel Souza Costa, que nos honra com seu profissionalismo e dedicação.