Brasília (DF) – Em 15 de janeiro, uma Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos (Companhia EOD) do Exército Brasileiro foi inserida no Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção de Paz da ONU (UNPCRS, sigla em inglês). Essa inserção inicia o processo de certificação da unidade como tropa apta a atuar em missões de paz da ONU.
O preparo e a capacitação da Companhia EOD serão realizados no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), situado no Rio de Janeiro (RJ), e no Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng) situado em Araguari (MG). Em virtude da necessidade do contínuo preparo e da natureza técnica e altamente especializada das atividades de neutralização de explosivos, a Companhia continuará seu aperfeiçoamento, em 2024 para a próxima fase da certificação.
EOD Company
Com efetivo de 140 militares, a Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos tem capacidade de manutenir e operar equipamentos de neutralização de explosivos; de realizar reconhecimento, avaliação, coleta e destruição de artefatos, incluindo explosivos improvisados; além de apoiar o armazenamento de explosivos detidos para atividade forense.
CCOPAB e CI Eng
Referência mundial para outros países de nações amigas, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e o Centro de Instrução de Engenharia auxiliam no preparo de militares, policiais militares e civis, e também de nações amigas para as missões de paz das Nações Unidas.
Essas instituições capacitam homens e mulheres para atuarem como observadores militares, staff officer, garantindo a proteção de civis e realizando ações contra minas. Por meio do Programa de Parceria Triangular da ONU, o Departamento de Engenharia e Construção também ministra o curso de Neutralização de Artefatos Explosivos, dentre outros.
FONTE: EB
Desconhecia a existência de uma companhia EOD no EB. Muito interessante essa certificação.
Padilha, a matéria deixa claro onde está sendo realizado o treinamento e certificação mas a q OM pertence essa companhia.
Obrigado