O 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esq Cav Sl) recebeu nesta semana, quatro Viaturas Guarani. Até o final deste mês, ainda há a previsão da chegada de mais uma, totalizando cinco novos veículos, que chegam para reforçar a frota e aumentar a capacidade operacional do Comando Militar do Norte (CMN).
As viaturas foram adquiridas com recursos do Projeto Guarani, concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro, em parceria com diversas empresas nacionais. O Projeto, de caráter estratégico para o EB, tem o objetivo de transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as de Cavalaria Mecanizada.
O aumento da operacionalidade do CMN se dará por meio da tecnologia usada nos veículos, que permite visão noturna, telêmetro laser, computador balístico, entre outros avanços. As viaturas também estão equipadas com Sistemas de Armas e de Comando e Controle (C²), corroborando para aumentar a capacidade de prontidão e defesa do território nacional.
Com isso, além de incrementar a capacidade operacional do CMN, as novas viaturas irão contribuir com a modernização da frota já utilizada no 23º Esq Cav Sl, localizado em Tucuruí, no sudeste do Pará.
FONTE: CMN
Falta mesmo é outra coisa. Atualmente terroristas incendeiam e assassinam o Rio Grande do Norte e estes frouxos posando com seus brinquedinhos.
Tomara que venham Centauro 2 e MBTs para o Norte.