No período de 16 a 26 de abril de 2018, o Comando de Operações Terrestres (COTER) conduzirá a realização do Exercício VIKING 2018, em instalações do Quartel-General do Comando Militar do Planalto e do Quartel-General do Exército.
Trata-se de um Exercício de Simulação de Posto de Comando, Conjunto e Combinado, assistido por computadores, planejado e conduzido pelas Forças Armadas da Suécia, com participação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Em 2018, o Exercício VIKING completa sua oitava edição, sendo que sua primeira edição foi realizada em 1999.
O Exército Brasileiro (EB) participará do Exercício com o desdobramento em território Nacional, de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atuará concomitantemente com o sítio do Exercício no país sede, a Suécia, e com outros 4 sítios remotos na Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária.
O Sítio Brasil do Exercício Viking será o único sítio do Exercício que utilizará um sistema de simulação próprio, o sistema de simulação construtiva COMBATER, utilizado na aplicação de Jogos de Guerra no adestramento dos G Cmdo e GU da Força Terrestre.
O Exercício VIKING 2018 contará com a participação de 2.500 pessoas, entre representantes, participantes e observadores de cerca de 50 países e de 80 organizações internacionais e não governamentais.
O Sítio do Brasil no Exercício terá a participação de cerca de 200 representantes, participantes e observadores de aproximadamente 15 países, bem como de variadas organizações governamentais, internacionais e não governamentais.
O Exercício VIKING está fundamentado no treinamento de planejamentos operacionais e táticos orientados nos princípios, procedimentos, convenções e resoluções adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O cenário e situação geral do Exercício VIKING foram construídos com base em uma situação hipotética de emprego de Forças de Paz sob condução da ONU e da OTAN no país fictício de Bogaland.
No quadro geral da edição de 2018 do Exercício Viking, o cargo de “Force Commander” da área sob jurisdição da ONU será exercido por um Oficial General do Exército Brasileiro, o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior que atuará no sítio da Suécia durante o Exercício.
O cargo de comandante do setor brasileiro que atuará na área sob jurisdição da ONU será exercido pelo General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes que atuará no sítio do Brasil durante o Exercício.