Integrantes da 4ª Seção do Comando Militar do Sul (CMS), que se localiza em Porto Alegre (RS), estiveram, entre os dias 2 e 6 de outubro, em visita a organizações militares da 5ª Região Militar (5ª RM), em especial nas cidades paranaenses de Curitiba, Lapa e Rio Negro.
Na Capital do Estado, Curitiba, a comitiva acompanhou o recebimento das 52 viaturas blindadas que chegaram ao País pelo porto de Paranaguá (PR), no dia 19 de setembro, oriundas da parceria do Exército Brasileiro com os Estados Unidos, dentro do programa Excess Defense Articles, bem como o andamento da segunda fase do Projeto de Modernização da Viatura M-113, ambas as atividades conduzidas pelo Parque Regional de Manutenção da 5ª RM.
A comitiva ainda acompanhou as obras de infraestrutura de manutenção, difundiu novas diretrizes de blindados do CMS e levantou possíveis demandas logísticas de suprimento e manutenção, quando esteve de passagem pelo 5º Batalhão Logístico, pelo 20º Batalhão de Infantaria Blindada e pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.
Já na Guarnição de Rio Negro, em visita ao 5º Regimento de Carros de Combate e à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Blindada, a comitiva enfocou aspectos inerentes ao sistema logístico de manutenção da família de blindados Leopard (Leopard 1 A5 e Gepard), bem como conheceu as instalações da nova Seção de Instrução de Blindados do Regimento.
Participaram dessa visita de orientação técnica, o chefe da 4ª Seção e o gestor da frota de blindados do CMS, o chefe do Escalão Logístico, o supervisor da logística de blindados e o chefe da Seção Logística da 5ª RM, além dos comandantes de organização militar e chefes da 4ª Seção.
O Exército Brasileiro adquiriu, recentemente, dos EUA:
– quatro viaturas modelo M88A1, que serão utilizadas em atividades de socorro mecânico;
– 34 viaturas M577, com finalidade de serem empregadas como ambulância, posto de comando e transporte de sistema de artilharia;
–12 unidades dos modelos M113A2, que serão convertidos em carros de socorro;
– duas unidades VBC OAP M109A5, para treinamentos de artilharia.
FONTE e FOTOS: EB
Além da sensatez de tudo o que o Flanker já escreveu, acrescento uma velha máxima militar: ” não se combate com o que se quer e sim com o que se tem” e assim tem sido e sempre será e com raras exceções, talvez apenas a China, as forças armadas do mundo, estão se virando como podem e não à toa os militares são mestre do improviso.
Para todos aqueles que aqui nesse espaço chamaram os veículos recebidos pelo EB de sucatas, vale a leitura do artigo assinado por Paulo Bastos e Hélio Higuchi, no site de Tecnologia & Defesa. Ali verão que são veículos praticamente novos. Os M577 variam de 7 a 54 milhas rodadas e entre 45 e 300 horas de uso. As imagens internas dos veículos falam por si só. A aparência externa desgastada é normal, pois ficaram anos em depósitos no deserto….o mesmo vale para os M88….. impecáveis…..um deles tem 40 milhas rodadas e 244 h de uso (as horas de uso referem-se ao tempo em que o motor do veículo esteve em funcionamento). Se isso é sucata não sei de mais nada……
A ** NOSSA REALIDADE ** somos nós que fazemos ,enquanto tivermos gente , políticos e militares pensando pequeno e nos colocando a Reboque do mundo , até países de pouca expressão estarão adiante de nós , na decada de 80 começamos a desenvolver o Charrua , alguns anos eles esteve exposto na LAD ,o projeto do OGUM ,nada , o Osório desenvolvermos um novo carro em cima de seu projeto,nada ,etc . esta coisa de nossa realidade ,é a desculpa que nossas autoridades precisam para nos enrolarem !!
Vasconcelos, se vc analisar friamente, sem nenhum juízo de valor, hoje em dia NENHUM veículo de combate pode oferecer garantia alguma de proteção aos seus ocupantes. Você tem visto as imagens dos combates que estão ocorrendo no Iraque? O ISIS, que é uma força irregular/guerrilheiros faz uso extensivo de RPG’s…..que em sua maioria são efetivos contra a maioria esmagadora dos blindados…..imagine em um confronto convencional entre dois exércitos tradicionais….as armas anticarro hoje em dia tem grande poder de destruição…..
Concordo que a blindagem do M113 é insuficiente e que há modelos hoje muito mais modenos, como um Bradley, por exemplo. Porém, esse é um veículo muito maior e com mais do que o dobro de peso……isso sem falar nos custos de aquisição, operação e manutenção…..e é aí que esbarramos na nossa crônica e interminável falta de recursos……o que o EB pode operar e manutenir hoje em dia é o M113…..eu gostaria que pudéssemos adquirir, operar e manter Bradleys, M1 Abrams ou Leoprad2A6 ou veículos que fossem o melhor em suas categorias…..mas isso ê aquilo que gostaríamos…..mas não é essa nossa realidade….por isso, temos o M113, na melhor configuração possível, Leoprad 1A5, bem manutenidos e operacionais……isso é o que podemos manter e operar……e é com isso que temos que raciocinar e trabalhar…..qualquer coisa fora disso, na atualidade brasileira, é sonho e exercício de imaginação.
Quero ir além nossos prováveis embates, se ocorrerem, seriam de ordem assimétrica e imaginem estas viaturas sendo alvejadas por qualquer arma de fogo de uso restrito. Veríamos sacos pretos recheados de cadáveres em projeção exponencial. Agora imaginem num combate tradicional com armas simples como foguetes?
Flanker, com todo respeito. Troca se motor, transmissão e suspensão. E faz-se a revitalização do casco, casco esse presumo ser a blindagem, é isso?
Sem querer ofender Flanker. Mas se, em uma situação extraordinária de combate REAL, e nesta mesma situação estivessem envolvidos alguns parentes seus. Como você se sentiria, sabendo que eles estão dentro dessa porcaria retrofitada, cruzando um campo de batalha repleto de novas tecnologias, novas táticas e armas?
Abraço.
Flanker
Entendo seu ponto de vista… na verdade a gente radicaliza as vezes pois é revoltante o estado de incapacidade de nossas forças armadas, não por culpa deles mas sim por causa dos poucos recursos… o que penso é que a M-113 faz o serviço mas não importa o quanto venhamos modificar vai continuar sendo uma M-113.. é o mesmo que a gente pegar um Fiat 147 colocar roda 17, ar condicionado, vidro elétrico, engana mas as limitações do projeto vão continuar… por outro lado, já que nosso exército está fadado a este tratamento é melhor do que nada realmente, mesmo que não sejam modernizadas servem de fonte de peças para as mais de 500 que o EB já possui… a melhor modernização dos M-113 é a dos CFN, melhor do que esta feita em Curitiba pelo EB, colocaram os tanques de combustível do lado de fora no lugar instalaram um ar condicionado… melhorou, pelo menos se tomar um tiro de 7,62 na lateral não vai matar a guarnição inteira queimada… saudações Flanker.
Topol, M-113 eles doam, a gente reforma e pode operar…..CH-47 e F-15, se eles doassem, a gente poderia revisar/modernizar e, principalmente, operar? Não, pelo menos com a grana disponível que temos hoje e teremos nos próximos anos, não! Acho até que se solicitássemos, doariam alguns CH-47….. mas quanto custa a hora de voo dum bicho daqueles? Já penamos pra manter voando os helis que temos hoje, todos com hora de voo menor que o birotor citado…
Vasconcelos, por isso eles estão sendo modernizados, com substituição total, entre outros itens, do motor e transmissão, retrofit total da suspensão e revitalização do casco……a modernização ficou muito boa, por sinal. As viaturas ficaram em estado de novas.
Se fosse coisa boa alguém acredita que estariam doando para nós? … por que não doam uns CH47, uns F-15 ???
Flanker, em suma, tinha viatura M113 que as vezes era preciso abrir a porta traseira ou a de cima.. Se não o monóxido de carbono dava cabo do pelotão antes do treinamento… Isso é sucata, tem que se desfazer disso.Alguem tem que tomar vergonha na cara.
Ou desenvolve alguma coisa ou, compre algo que realmente tenha serventia. Pelo amor de Deus, assim não da.
O M-113 é usado em dezenas de países, inclusive nos EUA, que possui grande quantidade em serviço. Está sendo modernizado em grande parte desses países, inclusive no Brasil. Existem viaturas de transporte de pessoal sobre lagartas mais modernas, mas o M-113 ainda apresenta uma boa relação custo/benefício. A versão -577, cujo tipo nosso exército nunca havia possuído, irá cobrir uma lacuna no quesito de viaturas de comando. Essas viaturas passarão por revisão e reforma geral antes de entrarem em serviço e serão muito bem vindas. Em suma, é uma viatura que, em suas mais variadas versões e modelos se presta muito bem ao que se destina, em todos exércitos em que opera.
Fui Fuzileiro no 20 BIB em 1983, fizemos muitos treinamentos nos M113, bons tempos… Mas jamais imaginei que meus netos usariam os mesmos equipamentos. Fico triste com isso,a tropa e o EB merecem algo melhor.
Já está mais do que na hora destes m113 irem pro lixo, mas como temos um exército grande deve quebrar um galho pelos interiores afora. O problema é que esta unidade é o modelo de viatura de transporte principal.
Existe um Canal no youtube com vídeos desse transporte. Busquem por Transporte de Blindados do Porto de Paranaguá – Chafurdius Shneider
Bagaceira americana de 30 anos atrás. .. poderiam ser usadas como alvos de testes de mísseis MSS 1.2 ou para o ALAC. .. ou para a FAB testar bombas guiadas … essas coisas… peguem só os M-88 e os M- 109 compensa reformar o resto derretam que dá mais lucro.