Na manhã da quinta-feira (10), o Comando Militar da Amazônia (CMA) promoveu um importante marco no treinamento das tropas com a realização do tiro real do míssil RBS 70. A ação foi conduzida pelo 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (12°GAAAe Sl) e integra a Fase Selva da Operação SAGITTA PIMUS, sob o Comando de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro.
As atividades empreendidas durante o treinamento englobaram uma simulação de acionamento de defesa antiaérea, a ocupação estratégica de posições aeromóveis e, culminando no ponto alto, o disparo real do míssil na região da Base de Instrução Nr. 6, do Centro de Instrução de Guerra na Selva.
A operação desempenhada pelo 12º GAAAe Sl é um reflexo do compromisso contínuo da Força Terrestre em fortalecer suas capacidades de defesa e atuação na região Amazônica e demonstra a habilidade das tropas em operar eficazmente em condições de selva, reforçando a prontidão e a expertise do Exército Brasileiro em cenários antiaéreos e de defesa territorial.
O tiro real do míssil RBS 70 marca mais um passo na busca pela excelência operacional das tropas, ressaltando a importância do treinamento constante para assegurar a segurança e a proteção da soberania nacional, especialmente em regiões estratégicas como a Amazônia.
O RBS-70 tem a capacidade de se adaptar ao ambiente de selva amazônico com a possibilidade de empregar o equipamento em diversas condições meteorológicas, o que aumenta a efetividade da defesa antiaérea nesse ambiente operacional.
O fato de poder ser facilmente embarcado em diferentes tipos de veículos e aeronaves confere ao RBS-70 uma versatilidade importante, permitindo que as tropas sejam mais ágeis e capazes de responder a diferentes ameaças em diferentes cenários. A simplicidade de montagem e operação do equipamento também é um grande benefício, tornando mais fácil o treinamento e o uso eficiente do sistema.
Esse adestramento da tropa com o tiro real, permite verificar a precisão e eficiência do material antiaéreo, além de manter as tropas bem preparadas para enfrentar situações reais de combate. O sistema RBS-70 é um exemplo de como a tecnologia pode conferir maior capacidade de combate ao Exército Brasileiro.
O evento contou com a presença de autoridades militares, como o Comandante Militar do Sudeste, General Amin, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, o Comandante do VII Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Brigadeiro do Ar David Alcoforado, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Lobo, o Comandante da 12ª Região Militar, General Leite, o Chefe do Estado-Maior do CMA, General Triani, e o Comandante de Defesa Antiaérea do Exército, General Coelho. Além disso, estiveram presentes os comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Manaus, reforçando o caráter representativo e estratégico da atividade.
FONTE: EB