Por Rubens Barbosa
O Major Eng Dan Milli Pereira assumiu na manhã de 16 de novembro de 2017 o Comando da 12ª Cia E Cmb L AMV, em substituição ao Major Eng Francisco Hosken Da Cás, em formatura realizada na sede da OM em Pindamonhangaba-SP.
A solenidade contou com a presença do General de Divisão Eduardo Diniz, Comandante da 2ª Divisão de Exército; do General de Brigada Mário Fernandes, Comandante da 12ª Bda Inf L AMV; do General de Brigada R1 Carlos Alberto Da Cás; do Coronel Eng Luis Carlos Brion Cardoso, Comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate; Major Eng Vicente da Silva Costa, comandante da 11ª Cia E Cmb L; Major Art Flávio Zylberberg Balbino Figueira, comandante da 5ª Bia AAAe L , do Sub Tenente Luis Felipe de Souza Salomão, Adjunto de Comando da 2ª DE, militares da 12ª Bda Inf L Amv , e representantes da Marinha do Brasil, do 3º BAEP da Policia Militar do Estado de São Paulo, autoridades civis e familiares do comandante sucedido e do comandante sucessor.
Após a inauguração do retrato de Comandante da Unidade, foram prestadas homenagens ao Major Da Cás e sua família, ocasião em que ele recebeu das mãos de oficiais da 12ª Bda Inf L AMV o Machado Aratu, símbolo do Combatente Aeromóvel.
Em seguida foi iniciada a cerimônia de passagem de comando, onde o 2º Ten Carvalho Nogueira proferiu a Oração do Combatente Aeromóvel, que foi criada em 1996 pelo Maj Edmundo Palaia Neto e pelo Cap André de Souza Monteiro, e que tem por objetivo estimular os valores do combatente Aeromóvel e manter a mística dos heróis que integraram a Brigada Aeromóvel em seu passado de vitórias.
O Maj Da Cás proferiu discurso de agradecimento aos seus superiores hierárquicos, seus subordinados e à sua família, e destacou o cumprimento de algumas das missões de apoio de Engenharia para as quais a Companhia foi designada, entre as quais, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e MINUSTAH (BRABAT26) no Haiti.
Em seguida o Gen Mário Fernandes fez a leitura de referência elogiosa, por ele consignada ao Maj Da Cás, onde exaltou sua atuação como Comandante frente à 12ª Cia E Cmb L AMV.
Na sequência, o Maj da Cás desejou as boas-vindas ao Maj Dan Milli, com a cerimônia encerrando-se com a passagem do comando sendo efetivada pelo Gen Bda Mário Fernandes. Em seguida, a tropa desfilou em continência ao novo comandante.
Como tradição, ao final de todas as atividades da cerimônia, e já sem a presença dos convidados, os militares formaram uma fila, do mais antigo ao mais moderno da Companhia, para receber os cumprimentos e agradecimentos do Comandante sucedido, e a ele entregaram como lembrança, um modelo de helicóptero HM-1 Pantera, um dos símbolos de operações aeromóveis.
TFM
Em uma demonstração de integração e respeito entre os comandados e o comandante que está se despedindo, e devido a este, durante o seu comando, valorizar muito a manutenção de excelente nível de treinamento físico militar da tropa, os Cabos e Soldados o “convidaram” para uma despedida “pagando” 10 flexões de braço, no que foram imediatamente acompanhados pelo agora ex-comandante e por todos os militares presentes.
Aniversário de 20 anos 12 Cia E Cmb L AMV
A Companhia celebrou em 14 de novembro o aniversário de 20 anos de sua criação, que ocorreu em 2 de dezembro de 1997 tendo sido ativada em 01 de janeiro de 1998.
A cerimônia de comemoração contou com a presença do Coronel Eng Luis Carlos Brion Cardoso, Comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate; do Major Eng Vicente da Silva Costa, comandante da 11ª Cia E Cmb L; do Major Eng Dan Milli Pereira, sucessor do Major Eng Francisco Hosken Da Cás no comando da 12ª Cia E Cmb L, representantes do 3º BAEP da Policia Militar do Estado de São Paulo, e autoridades civis e convidados.
Foram concedidos diplomas e homenagens a representantes da sociedade civil e a militares que prestaram relevantes serviços à 12ª Cia.
O Cb Flavio Lemes Santos, vencedor da Prova Engenheiro Aeromóvel 2017, foi agraciado com Diploma e placa comemorativa ao feito.
Foram homenageados também os militares da 12ª Cia que participaram do último contingente de forças de Paz no Haiti, através de cerimônia de descerramento de placa comemorativa.
A 12ª Cia E Cmb L AMV tem como missão proporcionar o apoio de Engenharia necessário ao esforço de combate da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), de acordo com quadro de atuação da Força de Atuação Estratégica (FAE). Este apoio caracteriza-se pela realização de trabalhos técnicos de Engenharia que permitam facilitar o movimento de tropas amigas e dificultar o movimento de tropas inimigas.
A 12ª Cia participou de várias operações de grande vulto, e também compôs os Batalhões Brasileiros de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) e Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti (BRAENGCOY) nos anos de 2004, 2005, 2009, 2011 ,2012, 2013, 2015, 2016 e 2017.
A Companhia visa ser uma Organização Militar de reconhecida eficiência operacional, apta ao emprego imediato, em qualquer área estratégica, respeitada como tropa de elite, que se destaca por sua capacidade de dissuasão, profissionalismo e competência, dotada de equipamentos de engenharia e armamentos leves, compactos e modernos, e constituída por militares de alto valor moral e profissional, corajosos, motivados e coesos, que têm orgulho de pertencer a única Companhia de Engenharia Aeromóvel do Brasil e compromissados com o Exército Brasileiro e o nosso País.
Ao final da cerimônia, o Defesa Aérea & Naval presenteou o Major Da Cás com a bolacha do DAN, em agradecimento por todo o apoio recebido durante o seu comando.
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao Major Da Cás pela fidalguia com que sempre nos recebeu e ao seu apoio incondicional ao DAN durante todo o seu comando. Desejamos muito sucesso em sua nova etapa de aperfeiçoamento e estudos na ECEME. Ao Major Dan Milli, muito sucesso e êxito no comando da 12 Cia E Cmb L AMV, sabendo que poderá sempre contar com o seu “xará” DAN, para continuar divulgando as ações do nosso Exército Brasileiro.
jardel miro dantas de souza