Roma, 25 de novembro de 2022 – O Exército Brasileiro, por meio do Comando Logístico (COLOG) e da Diretoria de Material (DMat), elegeu o sistema Centauro II 120 mm, da Società Consortile Iveco – Oto Melara (CIO) como o primeiro da lista dentro o processo de aquisição denominado Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas (VBC Cav – MSR 8×8).
O Centauro II é um sistema 8×8 sobre rodas equipado com armamento de 120 mm, representando o que há de melhor no setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, performance de tiro, comunicação e proteção da tripulação.
FONTE: Iveco Defence Vehicles (IDV)
Perguntas que não querem calar
1 – Quantas fabricas de blindados poderia ser montadas no Brasil com 5 bilhões de reais?
2 – Qual o índice de componentes nacionais e de transferência de tecnologia que será zero, já que a montadora e italiana e a mesma do fabricante original?
3 – quantos mil reais custa um drone capaz de colocar um carro de combate desses fora de operação como sobejamente ficou demonstrado na Ucrânia ?
Em caso de eventual problema com um membro da OTAN como ocorreu com a Argentina na Guerra das Malvinas, nossos queridos parceiros italianos vão mandar pecas de reposição?
1 – Com 5bi de reais você não desenvolve nem o canhão, quanto mais o veículo completo, muito menos ainda constrói uma fábrica.
4 – Justamente por termos uma fábrica no Brasil, que produzirá boa parte dos componentes e por dominarmos a manutenção é que teremos mais independência que se comprássemos de prateleira.
serão 221 unidades si o orçamento permitir.
Excelente escolha espero que venha mais de 300 unidades.
Rezo para para que o exército adquira com urgência centenas de drones de vigilância e de ataque. Para que seja um exército pleno.
Excelente escolha! Finalmente deram uma dentro
Legal! O carro tem até joystik! Será que o Exército renomeará o carro? A dupla Guarani/ Centauro fazendo essa dobradinha de blindados sobre rodas nos treinamentos será interessante. O Leo junto com o Centauro disparando juntos em campanhas de treinamento deve ser um espetáculo! Acrescentando o Gepard como apoio aéreo fica um trio parada dura.
Então vejamos nossa artilharia e infantaria pelos próximos anos: Centauro, Guarani, Obuseiro M109, Astros2020 com Míssil de cruzeiro, Leopard, Gepard e M113 entrega um arsenal de peso.
Se somarmos esse material com os da Marinha fica ainda mais letal: Clanf, Piranha e Astros. Por falar em Marinha, imagina boa parte disso embarcado no Bahia e no Atlântico para operações que exijam o deslocamento para operações externas, lembrando que o Atlântico possui duas rampas para embarque de veículos.
Outra visão geral de nosso arsenal: Gripen, KC390, KC30, Super Tucano, Avião de monitoramento e controle, Atlântico, Bahia, Centuro, Guarani, M109, Astros com míssil de cruzeiro, Clanf, Riachuelo, Fragatas Tamandaré e drones. Destaque para os drones, Riachuelo (provavelmente essas fragatas também tenham essa capacidade), Gripen e avião de monitoramento para coleta de informação, guerra cibernética, consciência situacional ou de inteligência, explico: as pessoas esquecem que vivemos em uma era em que a comunicação e controle de informações são temas delicados em um conflito moderno, onde o emprego da força por si só não garante total resultados satisfatório se o inimigo sabe o que o você não sabe. Em outras palavras, quanto mais munido de informações importantes um exército tiver melhor será sua estratégia.
Diante desse arsenal não tem como dizer que não houve uma melhora no nosso poderio principalmente diante de nossos vizinhos (alguns encrenqueiros). E nosso passado nos condena!
Agora está faltando uma defesa anti aérea de média altitude do tipo SAMP-T, NASAMS, SPIDER ou BAMSE com EXTREMA URGÊNCIA
Ah, agora sim!
Excelente escolha, a mais correta, parabéns aos envolvidos…
UFA. que bom que a IVECO confirmou, ja tava esperando uma bomba do EB falando que o carro ia ser 105, ja basta o downgrade de que ele vai ser carregamento manual
Boa tarde amigo Guilherme vc pode me dizer
se o EB vai modernizar 201 blindados cascavel?
2- o EB vai modernizar apenas 52 veiculos Leo 1A5 ou serão
os 216 da frota atual?
obrigado.
abraço.
O plano são modernizar 116 unidades do Leo 1A5 e colocar eles nos 4 RCB, mas é possível que tenham reduzido para 52 para economizar pro Centauro II.
Creio que diminuiu pra 52 para fazer a instalação da torre do Centauro II .