Por Jussara Soares
O primeiro blindado em processo de aquisição pelo Exército Brasileiro para a renovação frota está retido no porto de Hamburgo, na Alemanha. O veículo embarcaria para Brasil no dia 20 de junho, mas a viagem foi impedida devido à ausência de documentação.
A informação foi detalhada em uma carta à Força enviada pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melera, primeiro colocado no processo de licitação para a compra de 98 unidades do Centauro II-BR, os chamados de Veículo Blindado de Combate de Cavalaria (VBC Cav).
De acordo com o Exército, os trâmites alfandegários estão sendo solucionados pelo consórcio e, agora, o blindado italiano tem previsão de embarcar ao Brasil no dia 2 de julho.
O veículo está sendo enviado ao Brasil como um etapa de teste para a efetivação da compra. O atraso de 20 dias não deve atrapalhar o cronograma estabelecido para a aquisição dos veículos, informou a Força à CNN.
Em novembro de 2022, no final do governo Jair Bolsonaro, o Exército concluiu o processo de escolha do blindado para a renovação da frota da Força Terrestre. O contrato assinado com o consórcio italiano é no valor de R$ 5 bilhões para a aquisição dos 98 blindados
Antes de finalizar a compra, porém, ocorre uma fase de testes com dois veículos. De acordo com informações do Exército, as avaliações técnicas começaram a ser feitas na Itália por engenheiros militares brasileiros e mais de 80% já estão concluídas.
Superada essa fase, os veículos são enviados ao Brasil para uma avaliação operacional. Ou seja, serão testados em situações de combate e no terreno brasileiro – que tem características diferentes da Itália, onde foi fabricado.
No Brasil, os testes serão feitos no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria, o Rio Grande do Sul, e deverão estar concluídos até o dia 31 de dezembro.
Além do veículo retido na Alemanha, o segundo blindado para teste deve embarcar para o Brasil ainda em julho. Ele está passando por um processo de pintura para se adequar às cores do Exército brasileiro.
FONTE: CNN
“Burrocracia”
Quanta gente reclamando por causa de pouca coisa. O blindado está parado por causa de documentos, só isso…inclusive esse blindado deve ter materiais feitos na Alemanha.
Acontece, quantas vezes o Brasil fez igual, inclusive embargamos a entrega de um terrorista condenado pela justiça italiana.
Eu vejo com normalidade essa notícia.
Essa compra foi excelente, Centauro é incrível!
Somente quando lemos esse tipo de noticia, que percebemos que a nossa diplomacia já era. Nesse desgoverno tivemos casos de total falta de diplomacia, protagonizados pelo imcompetente de plantão, e esse vai ser mais um.
O que esperar se o atual chefe da diplomacia nao passa de uma marionete, quem manda é o comunista do celso amorim, com seu vassalismo costumaz…
O desgoverno que se comporta como colonia dos europeus nunca vai chegar junto do Embaixador alemao e lembrá-lo dos negocios entre os dois países, inclusive que as novas fragatas brasileiras sao de origem germanicas…
O anao diplomatico está de volta!
O lado bom da coisa é q o Brasil consegue se relacionar com os dois lados “da moeda”….
O Brasil foi conhecido no passado por ser bom de futeboooool, mas hoje, só gandula…..
Na diplomacia o Brasil é muito respeitado, e ser perder isso, aí a coisa complica….
O 0cidente quer montar encima de nós, já q estão perdendo as colônias e por isso q a fr@nca está se vingando da russ1a utilizando a ucr@nia, na geo política dominadora.
O ideal é começar a numerar os bloqueios, embargos e humilhações p “eles” querem montar encima de nós….
Se o Trumpi ganhar a eleição, aí q vai piorar…., “se correr o bicho pega, e ficar o bicho come….”, refrão de música….
Abraço
É muito fácil de entender, eles devem ter feito leis novas do grupo deles, e por isso o veículo é italiano e sai da Europa pela Alemanh@. Nisso o comprador se engana, e quem leva a culpa é a Alemanh@.
Outro poder ser um recado ou indireta, do tipo, “se você ficar conosco, você não pode ficar ou estar com os outros…”, do tipo pressão psicológica p induzir o comprador a ser sempre submisso, capacho, pau mandado, escravo…., fãs das grande potências autoritárias….
P mim é um recado clássico. Concordo com o raciocínio de muitos q o Brasil tem q ter outros fornecedores de equipamentos e armas, não ser submisso a ninguém…, ficar encima do muro…., e quem manda no Brasil são os brasileiros…….
Se começou com esta frescura, imaginem como vai terminar….
Os militares e os juristas brasileiros têm q ficar atentos aos contratos de compras e vendas, principalmente p os eia e eur0pa.
A eur0pa e os políticos eur0peus e estadun1denses poderiam resolver na paz e união dos povos, culturas, mas parecem q querem a guerra e o outro lado também não ajuda, ou quando tenta usar a sua política, rodeia, rodeia ,rodeia e cada um entende coisa diferentes ou fazem “julgamentos”, é grave pois surgem grupos opositores extremistas e p se vingarem usam de tudo, igual as crianças mimadas idiotas e com ódio, ao mexer com outros apanha e depois vai chamar os amigos, e ou pega pedra e paus p bater e se vingar….
Abraço
E dizem que o segundo exemplar vai ser embarcado na Bélgica. Deve ser alguma questão de custos ou acordos da UE.
O EB devia multar a transportadora pelo atraso e pela situação que poderia virar um incidente politico
Como que a Iveco me comete esse erro?
Por que o veículo foi embarcado de um porto alemão (mais longe), e não de um porto italiano?
Esta é a pergunta de 1 milhão de euros. Também gostaria de entender.
Provavelmente isso se deve ao frete marítimo, por questões de custos e menor prazo devem ter encontrado um navio que já tinha cargas p/ o Brasil saindo de Hamburgo então enviaram p/ lá.
Exatamente. Na minha opinião, está é uma explicação plausível.
Observação perspicaz e oportuna
Para poder ser embargado…kkk