Na primeira semana de Março, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro “Sérgio Vieira de Melo” (CCOPAB) capacitou mais dez militares do Exército Brasileiro para missões individuais sob a égide das Nações Unidas, nas funções de staff officers.
Durante o estágio, ministrado no idioma Inglês, foram transmitidos conhecimentos doutrinários das Nações Unidas ligados ao enquadramento jurídico para operações de paz, à proteção de civis e crianças, à violência sexual relacionadas ao conflito, ao respeito à diversidade cultural e à implementação do componente militar nas missões de paz, entre outros assuntos.
O Estágio foi coroado com duas videoconferências: uma com os staff officers da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e outra com os da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Na oportunidade, os estagiários tiveram a possibilidade de ouvir experiências daqueles que hoje estão “no terreno”, culminando sua preparação.
Dos 10 militares capacitados, um aguarda a mobilização para o Sudão do Sul , na UNMISS; dois para o Haiti, na MINUSTAH, e outros sete para o Líbano, UNIFIL.
A Missão do CCOPAB
O CCOPAB, com sede no Rio de Janeiro, é composto por militares das três Forças e tem como objetivo preparar militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.
FONTE e FOTOS: EB/CCOPAB