A MWM anunciou uma parceria com Akaer para o fornecimento dos motores MWM 6.12TCE de 220 cv de potência, para equipar o Cascavel NG, versão modernizada da Biatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, atualmente em execução pelo Consórcio Força Terrestre no Arsenal de Guerra de São Paulo.
Os motores MWM desempenharão um papel crucial na modernização do blindado Cascavel, o MWM 6.12TCE é desenvolvido e produzido na fábrica da MWM em Santo Amaro, São Paulo, possuindo robustez e qualidade, passando o Exército Brasileiro a contar com motores desenvolvidos no Brasil e com uma extensa rede de peças e serviços oferecidos pela MWM.
O Projeto Cascavel NG é executado pelo consórcio Força Terrestre, liderado pela AKAER, em colaboração com o Exército Brasileiro por meio da Diretoria de Fabricação (DF).
O início do fornecimento dos motores está previsto para esse ano de 2024.
Esse motor e o mesmo que equipa os caminhões volvo VM 260 ate o 310 basta uma configuração na central e a troca de algumas peças para mudar a potência e claro que quanto mais potência menos durabilidade
Boa tarde amigo Guilherme vc sabe quantos Cascavel serão revitalizado modernizados?
Obrigado
Abs
Fabio,
O programa prevê a modernização de até 201 EE-9 Cascavel.
Na primeira fase serão 98.
Abs
Motor melhor e mais confiável do que os motores Iveco/Cursor dos Guaranis.
Eu vejo o Cascavel NG como “material pedagogico militar”, ou equipamento aprimorado p formação de soldados e tripulantes de blindados básicos e avançados.
Sei q foi feito contrato e negociação com empresas p a modernização do Cascavel, mas gostaria de sugerir q revissem o contrato e diminuísse o número de Cascaveis a renovar, e no lugar colocaria a modificação e modernização nos velhos obuseiros de 105mm q o Brasil desativou e reaproveitássem p outros fins como a mesma funcao/intenção q os russos fazem com os velhos t55 de 100mm na guerra da Ucrânia, e após modernizar os velhos obuseiros com as mesmas avionicas q querem por no Cascavel, colocaria estes obus de 105mm na fronteira com a Venezuela por exemplo.
Já q estão mudando o motor do Cascavel, poderiam ampliar a reforma ou “recaxutassem”, colocando adicionando uma blindagem extra ou modular, e testar até qto aguenta p dar sobre vida.
Penso q o exército deveria rever alguma “ideias” ou projetos e fazer ou construir Guarani 8×8 e novos Guarani 6×6 com blindagens mais reforçadas, e também o desenvolvimento de caminhões blindados de transportes de tropas e combates, hoje muitos exércitos utilizam…
A parceria com indústrias e nações q poderiam fazer carrocerias, chassis, “carcacas” blindadas resistentes e leves seria uma boa p novos projetos de veículos blindados militares projetados e construídos no Brasil. O nosso parque industrial de caminhões, tratores, automóveis, motocicletas e até bicicletas são muito modernos e avançados e a eletrônica embarcada poderia ser nacional ou de parceiros externos.
Hoje no mundo existem empresas q estão reformando ou modernizando velhos veículos militares como por exemplo o m60, e entrar nesta competição seria interessante p modernizar os veículos q a Engesas fez e exportou…, acho q o conceito de “guerra moderna” q está tendo na Rússia e Ucrânia, e o alto custo dos equipamentos militares, vai mudar a mentalidades de muitos, rever conceitos….
Gostaria de lembrar, q eu sou a favor de equipamentos e armas novas, modernas e atualizadas p as forças armadas brasileiras, assim como reestruturação, reengenharia, inovar, renovar, acuracidade, processos…., p aproveitar o máximo do militarismo brasileiro sem gastar muito, pois falta tudo no universo civil e militar brasileiro….
Está é a minha humilde opinião e sugestão.
Namaste
Abraço
Excelente, agora só na expectativa pelo protótipo com lançador de ATGM.
e e qual seria o míssil? O MSS 1.2?
Provavelmente o Spike !!!
Aí é que está, com Israel em guerra será que sai Spike para nós ? Acho que ficaremos no MSS 1.2 mesmo.
Ótimo motor, não entendi a escolha da versão 220cv esse motor vai até os 330cv se for o euro5 a diferença é só na programação do módulo, restante é tudo igual, só justificaria se o preço fosse bem abaixo, o que não faria sentido pq não muda em nada. O único fator limitante seria a caixa de marcha que essa sim limita o quão potente pode ser o motor que roda ela.
Motor simples, confiável, robusto e de fácil manutenção. Descendente da linha 6.10.
Robustes é pouco para o que plataforma MWM oferece.
De longe o motor mais confiável do Brasil.
Mais do que sábia a decisão.