No período de 11 a 22 de setembro de 2023, o Centro de Avaliação do Exército (CAEx) realizou os ensaios do Tiro 105 mm High Explosive Squash Head Target Practice Tracer (HESH-TP-T).
Na primeira semana da campanha, foram realizados pelo CAEx os testes de inspeção visual, metrológico e verificação da força de desengaste, com o apoio dos equipamentos e dependências da Fábrica de Juiz de Fora (FJF). Na semana seguinte no CAEX, executaram-se os testes balísticos para a verificação da Segurança e Desempenho desse Produto Controlado pelo Exército (PCE), os quais foram coroados de êxito.
A próxima etapa prevista, será a emissão pelo CAEx do Relatório Técnico Experimental (ReTEx), que embasará a emissão pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Resultado de Avaliação Técnica (RAT), devendo este ser encaminhado à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) para apostilamento do PCE ao Título de Registro da FJF.
O apostilamento supramencionado permitirá a adição desse produto ao Portfólio da IMBEL, concluindo o Projeto de Desenvolvimento do Tiro 105 mm HESH-TP-T e eliminando a dependência externa para aquisição de munição de exercício para os Carros de Combate Leopard e M60 do Exército Brasileiro.
FONTE: Imbel
Confesso que essa não entendi. Estamos provavelmente encerrando o uso da munição de 105mm para utilizar o padrão 120mm com a baixa do Leopard 1A5BR e entrada da Hitfact-II. Agora que a IMBEL conseguiu produzir essa munição? Vai ser para exportação?
105mm vai longe aqui ainda. Nao tem substituto a vista pro Leopard e M60.
Concordando com o Colombelli, pois o emprego do calibre 105mm ainda é previsto por um bom tempo.
É importante também lembrar que os ensaios com muniçao calibre 105 mm servem como importante base para extrapolar dados para desenvolver o calibre 120 mm.
Entendo que, na realidade, a IMBEL ja deveria também produzir o calibre 120 mm visando exportações e garantindo um retorno adequado para manter suas atividades sem depender tanto do recebimento de recursos de outras áreas.