O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia / 1948” realizou testes de integração e funcionalidade da Viatura Blindada Especial de Engenharia (VBE Eng) 6X6 Guarani equipada com os implementos de engenharia.
Os materiais são acoplados por meio de um sistema modular inteligente, composto por uma interface comum com um módulo de controle.
As atividades foram conduzidas pela Subseção de Testes de Viaturas (SSTVtr), da Divisão de Avaliação de Material (DAM) do CAEx, pela Diretoria de Material de Engenharia (DME) e pela 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (15ª Cia E Cmb Mec), orgânica da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”.
Foram verificadas, também, a pesagem da viatura, o centro de gravidade, as velocidades máxima e mínima, o ciclo de funcionamento, a capacidade de construção e ultrapassagem de trincheiras e de remoção de obstáculos.
Com a emissão do respectivo relatório, o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) contrubui para que a Força Terrestre tenha melhores condições para aprimorar os estudos da doutrina de emprego do material, visando ao futuro recebimento e distribuição das viaturas que poderão dotar as unidades de engenharia das Brigadas Mecanizadas.
FONTE: CAEx
Os implementos,, como a lâmina ou a pá carregadeira, e mais a carga levada por esta última, devem aumentar bastante o peso sobre a parte dianteira, com a consequente alteração do centro de gravidade do veículo. Deve ter dado um bom trabalho de projeto e integração.
Volto a bater na mesma tecla: a JCB está presente no Brasil. Deveriam conversar com os caras para trazer HMEE e fechar o apoio logístico local. É um equipamento testado e aprovado, que poderia ser viabilizado dentro do FMS. É um equipamento dedicado, muito superior ao emprego destes kits em meios adptados a ser “de engenharia” e muito mais útil, dentro de um contexto de operações GLO e missões de paz.
Sem dúvida é um equipamento bem mais capaz, dedicado ao que se propõe.
Mas o custo, que pode ficar entre US$ 250 mil e US$ 350 mil a unidade dependendo do contrato, poderia ser o diferencial na escolha.
Não lembro de já terem divulgado o custo destes kit adaptáveis.
Aí entra um ponto chave: a questão não é quanto custa o kit, mas quanto custa um Guarani.
A questão destes kits é que podem, salvo engano, ser instalados em qualquer Guarani. Mas, um veículo projetado para a função desde o início, para uso dedicado, com certeza é bem mais efetivo.