Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) apoiou, no período de 5 a 13 de abril, testes de integração da Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 (VBMT-LR 4×4) com o sistema de armas REMAX 4. A atividade, conduzida pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e pela empresa Ares, contou com o apoio da diretoria de fabricação e da empresa IVECO.
Militares e técnicos do CTEx, do CAEx e engenheiros da Ares participaram das atividades, cujo objetivo foi realizar testes de integração da viatura IVECO LMV-BR 4×4 com o sistema de armas REMAX 4, da Ares. O objetivo dos testes é viabilizar a continuidade do projeto REMAX, otimizado por novas interfaces mecânicas e elétricas na plataforma veicular.
Foram efetuados testes de rodagem em diversos tipos de terreno para verificar padrões e realizar a convergência na malha de estabilização do sistema de armas. Foram efetuados tiros com a viatura parada e em movimento, usando os calibres 7,62 mm e .50 polegada. Foi avaliado o comportamento do sistema, que mantém a linha de visada no alvo com emprego de traqueamento de imagem, quando alvo e viatura podem estar estacionados ou em movimento.
O REMAX 4 possui, como diferencial em relação à versão anterior, uma maior capacidade de armazenamento de munição, além de ser mais leve e mais compacto. No REMAX 4, a consciência situacional proporcionada pelo equipamento permite ao chefe da viatura acessar as mesmas informações que o atirador, a respeito da viatura e do alvo, o que caracteriza constante melhoria na modernização e atualização do equipamento e prolonga o ciclo de vida dos sistemas e materiais de emprego militar do Projeto Guarani.
A melhora contínua da família de blindados sobre rodas e de sistemas tecnológicos de armas remotamente controladas são produto do trabalho constante do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército e da Base Industrial de Defesa e Segurança.
FONTE: Centro de Avaliações do Exército
Excelente veículo e excelente torre. Essa união é muito importante, esse veículo terá poder de fogo com capacidade de operar em diversas situações, especialmente a noite e com a tropa protegida. Só falta integrar míssil anticarro.
Na boa, ninguém ainda se deu conta de que essa torre é grande demais pra esse veículo não?
Eu falo isso desde que surgiu o projeto. Os britânicos instalaram uma RCWS no Panther CLV e se arrependeram. Eles descobriram da pior maneira que ele era pequeno demais (possui pouco espaço interno e pequena capacidade de carga)… e que a instalação da torreta eliminou o espaço de um soldado. Pouco tempo depois eles desativaram esse carrinho. A situação só não é tão grave porque, salvo engano, a doutrina da cavaria do EB preconiza o emprego de 3 homens em vtr de reconhecimento. Na minha opinião, o LMV deveria ficar restrito ao transporte de comandantes (ligação) deixando as tarefas de reconhecimento, comando e operações especiais para um blindado mais pesado. Existe blindado 4×4 melhor no mercado (p. ex. JLTV). Os holandeses estão apostando no maior e mais versátil MTV. Canso de dizer que um blindado de combate precisa de espaço interno para evacuar feridos e militares extraviados, bem como transportar cargas e prisioneiros que surjam no campo de batalha.
Guilherme
Boa tarde
Essa torre poderia receber a instalação de lançadores de mísseis anticarro?
Possivelmente a base estrutural suporte um sistema ATGM ou SAM de curto alcance.
Inclusive, já foi cogitado o desenvolvimento de uma torre que atendesse tais requisitos.
Porém, adicionar um sistemas de mísseis na torre REMAX atual comprometeria a estrutura (devido ao peso adicional), espaço (que já bem otimizado) e, consequentemente o equilíbrio do veículo. Quanto mais peso no topo de um veículo, mais comprometido fica o centro de gravidade.
Lembrando que a REMAX 4 é mais leve mais ainda assim pesa mais de 200 Kg.
Não sei o nível de reforço da suspensão do IVECO LMV. Mas, para fazer o que foi projeto, à longo prazo, tem ou deve ter tido um reforço para manter o equilíbrio e não força o conjunto utilizando um equipamento com tal peso.
Diferente de um 4×4 tradicional, este pesa quase 7 toneladas.
Por Sua Mobilidade e Robustez espero que venha NOVO LOTE 🇧🇷