Santa Maria (RS) – O Centro de Adestramento – Sul (CA–Sul) ministrou, no período de 10 a 14 de agosto, a fase presencial do Estágio de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) do Comando Militar do Sul.
Trinta e dois militares das 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld) e Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) concluíram o Estágio com aproveitamento, após duas semanas de ensino a distância e esta semana presencial.
Esses militares agora estão habilitados para apoiar suas Unidades e Grandes Unidades no adestramento de suas frações subordinadas e no assessorando quanto à condução dos exercícios de validação do adestramento ou sua certificação.
Esse Estágio permite, também, a formação de um efetivo capacitado a atuar como multiplicador do conhecimento e da metodologia ministrada, disseminando-os em suas guarnições militares e auxiliando ao próprio CA-Sul, quando das certificações das Grandes Unidades da Força de Prontidão da Força Terrestre.
Ao longo da semana presencial, foram ministradas instruções teóricas sobre o Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB); as Regras de Arbitragem; as Técnicas para condução das Análises Pós-Ação (APA); o emprego dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), principal ferramenta utilizada pelo CA–Sul nos adestramentos com uso da Simulação Viva; bem como, instruções práticas em campanha para condução de Arbitragem Subjetiva e Objetiva pelos Estagiários.
O coroamento da atividade foi a interação com o Estágio Tático de Pelotão de Exploradores, ministrado pelo Centro de Instrução de Blindados (CIBld), quando os estagiários puderam desempenhar as funções de OCA em sua plenitude.
FONTE E FOTOS: