No dia 11 de outubro, militares do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês) estão destacados na localidade de Jeremie, no sul do Haiti, área mais afetada pelo furacão Matthew, para apoiar o recebimento de material de ajuda humanitária. A atividade ocorreu no aeroporto da localidade e os militares brasileiros foram apoiados pela Polícia Nacional Haitiana.
O transporte da carga até Jeremie foi realizado por helicópteros militares americanos, que estão dando suporte às atividades desde a passagem do furacão pelo país, nos dias 3 e 4 de outubro.
Diversos países têm enviado donativos para serem distribuídos às vitimas da tragédia. De acordo com levantamento realizado pelo Escritório Civil de Assistência Humanitária (OCHA – sigla em inglês), da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH – sigla em inglês), existem, atualmente, cerca de 1.400.000 haitianos necessitando de ajuda humanitária.
FONTE e FOTOS: EB
O mesmo tipo de operacao foi realizada em 2010. Os americanso chegaram com os helicopteros agora. Nessa hora, quando a sofrida populacao haitiana precisa de ajuda, esses melindres de quem transporta o que , pouco importa. Brasil , EUA, Holanda, Colombia etc… estao no Haiti para ajudar. Uma foto apenas nao traduz tudo. Os brasileiros tambem fazem seguranca de comboios, desobstrucao de estradas…enfim, sao protagonistas reconhecidos!
Essa ajuda aí é igual aquelas empresas que dão material escolar para o filho do funcionário e cesta básica de Natal só de olho no abatimento no imposto de renda… mas para o povo haitiano que está passando fome serve, é o que tem para hoje, então é bem vindo
Bardini, eu me recordo bem q a uns 2 ou 3 anos atras estava em cogitacao sim a substituicao do CH 53 G e me parece q neste interim os mesmos estavam iniciando um retrofit. Enfim, podemos entrar na fila sim. Nao me recordo de fato da denominacao q passei como M 101, mas eh um destes consorcios europeus……realmente nao me recordo da denominacao militar…..seja la qual seja rsrsr….nao sou do tipo de recordar e quardar a todas as denominacoes q leio ou vejo, neste ponto vcs aqui sao bem melhores (memoria). Mas o fato eh que isso ja esta ocorrendo e ja foi divulgado em passado nao muito distante. Sds
Caro Sr Guilherme,com todo respeito não se trata de ser ou não escravo, aliás nem foi usado tal adjetivo (peão que presta serviço braçal de pouca qualificação) contudo o senhor sabe que não existe matéria jornalistica imparcial… e não existe inocentes. A matéria é voltada para demonstrar as capacidades dos marines e seus equipamentos, se não vejamos o que elas mostram : Primeiro – foto de heli de grande porte descarregando donativos (cx remédios para salvar vidas) soldados do terceiro mundo descarregando. Segundo – soldado vislumbrando o equipamento (no caso um heli de grande porte com grande admiração) Terceiro e não menos importante dois chinook sobrevoando carro com símbolos da ONU (essa não precisa nem explicar) Ao fim, como as fotos e a fonte são o EB (já diz tudo) sds,
Caro Julio,
Vamos lá:
1) A resposta não foi ao seu comentário, apesar de também achar pejorativo o uso de “peão” ao se referir aos nossos soldados;
2) Quanto a imparcialidade, o texto é do próprio EB e reflete a opinião da Força e
3) A matéria é para mostrar a interoperabilidade das Forças, quanto a interpretação, ela é de cada um que a lê.
Abs
Ps: mas os alemães vinham flertando com a compra do CH-53K ou Chinook…
Celso,
.
Esse helicóptero da imagem é um Super Stallion (CH-53E), e ele ainda vai dar um bom caldo até o King Stallion (CH-53K) ser introduzido.
.
O Exército Alemão, que é quem opera o CH-53G, (uma versão derivada do CH-53D) não está os substituído por m 101, seja lá qual for este helicóptero.
.
Os Alemães e Franceses, pelo que me lembro, vinham cooperando e estudando um novo projeto, chamado Heavy Transport Helicopt HTH, para produzir em conjunto uma nova aeronave.
pois eh….2 formas de ver e entender o assunto………ambas procedem, ate mesmo a tal bandeirinha na manga. Mas da pra ficar mesmo babando no heli CH 53 q ja esta quase na aposentadoria e continua surpreendente. Dezenas ainda estao em uso na forca aerea alema e sendo substituidos pelo m 101. Bem q o Brasil poderia fazer um bem bolado e comprar alguns de oportunidade ……c certeza bem melhores q aquele tal super super h 725 da nacionalista helibras
Dalton e Bardini,
Grato pelos esclarecimentos.
Abs
Não acreditei quando eu vi a bandeira brasileira soldados carregando caixas de um helicóptero da marinha americana nossa o Brasil não tem respeito mesmo militares brasileiros servindo de escravo ao Estados unidos.
Marcelo,
O EB não está servindo de escravo para ninguém, isso é uma ajuda humanitária, cada país ajuda como pode. O potencial logístico dos EUA é incomparável com o resto do mundo.
Nós estamos lá e o EB está fazendo a sua parte e com muito orgulho descarregando material com ma nossa bandeira no braço esquerdo!
As forças armadas brasileiras voltam ao seu insignificante lugar: coadjuvantes, serviçais da metrópole. KKKKK
Donativos americanos, transportado por meios americanos e descarregado por peões brasileiro…. Tá de sacanagem. Essa foto diz tudo!!! Ha retiro tudo que disse se alguém postar uma foto de soldado americano descarregando donativos de outro país.
Antonio…
o que foi “aposentado” foi o CH-46E…seu lugar foi ocupado pelo MV-22B. O CH-53E ainda tem alguns anos de
serviço, mas, será, gradativamente substituído pelo CH-53K o “King Stallion”, externamente parecido com o “E”
mas, muito mais capaz a partir de 2020.
abs
Antônio Carlos Alocer, esse da imagem é um Super Stallion.
É Cleber, pensando nesse lado tenho que concordar, nosso país com dimensões continentais não tendo helicópteros dessa categoria é triste, com certeza faz muita falta!
O Sikorsky CH-53 não foi aposentado em 2012? pelo visto ainda possuem unidades operacionais.
Penso nas imagens que dizem tudo : Nossos militares devem ter ficado ” babando ” vendo helicópteros do tipo , Chinook e Super Stalion ( CH -53 ) de perto .