A Base de Aviação de Taubaté (BAvT) comemorou, no dia 15 de agosto, os 25 anos de inauguração da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Taubaté, com uma cerimônia presidida pelo Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar.
A pista de pouso e decolagem do aeródromo de Taubaté é a única pista controlada e administrada pelo Exército Brasileiro. Trata-se de uma estrutura indispensável a um aeródromo, pois apresenta-se como porta de entrada e saída das aeronaves.
A pista de pouso e decolagem da Base de Aviação de Taubaté foi inaugurada no dia 29 de julho de 1994 pelo então Comandante de Operações Terrestre (COTER), General de Exército Geise Ferrari, e pelo então Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Sérgio Antônio da Rocha Ambrósio.
Coube ao 2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, de Araguari (MG), a missão de construir a pista de pouso e decolagem da Aviação do Exército, um desafio para a unidade, que nunca havia construído uma pista de pouso, ainda mais em terreno pantanoso situado em várzea.
Na formatura, os militares trocaram os distintivos de bolso do macacão de voo, também conhecidos como “bolacha da OM”, passando a ostentar no macacão a bolacha comemorativa dos 30 anos de criação da Base de Aviação de Taubaté.
FONTE E FOTOS: EB