Belo Horizonte (MG) – Uma matéria veiculada na Rádio Itatiaia destacou um aumento no número de jovens alistados interessados em permanecer na carreira militar, inclusive ingressando por concursos públicos.
Uma pesquisa feita em parceria com diversas Universidades Federais, entre elas a UFMG, mostra que, em 2021, quase 44% dos jovens entre 16 e 26 anos pensavam em seguir carreira militar. O levantamento também apontou que a maioria desses jovens pertencia a famílias de baixa renda das regiões Norte e Nordeste. Segundo analistas, os jovens enxergam nessa escolha um caminho para fugir da pobreza e garantir a estabilidade financeira.
O repórter Felipe Cortella, da Rádio Itatiaia, ressaltou a percepção do Chefe da Seção de Serviço Militar da 4ª Região Militar (BH), Major Bruno Furtado, de que “todos os recrutas que entraram para o serviço militar em Belo Horizonte, entraram como voluntários. Isso mostra que, pelo menos para uma parte dos jovens brasileiros, a carreira militar é uma opção”.
Todos os anos, em torno de 130 mil jovens se alistam na 4ª Região Militar (BH), e desses, 30 mil são selecionados para servir. De acordo com a 4ª RM, “este número vem se mantendo estável. O que tem aumentado, há bastante tempo, é o número de voluntários para permanecer na Força.”
FONTE: CCOMSEx
Aconselho todos os jovens que estejam lendo essa matéria a seguir a carreira militar.
Vão lá, estudem, trabalhem, façam esportes, vão conhecer o Brasil!
É algo muito bom, fará a diferença e servirá como trampolim para objetivos maiores.
Entrem nas Forças Armadas e façam a diferença, sejam melhores do que os atuais (não por revanchismo) e sim por querer o melhor para todos os brasileiros. Sejam os melhores sempre!
Eu queria ter seguido carreira militar, infelizmente não consegui (problemas familiares etc…). Segui caminho diferente…
Só se for pelo desemprego,pois a admiração acabou;a não ser que os “verdadeiros patriotas”que amam bandeiras de cores vermelhas tenham esse amor e admiração.
A instituição é muito boa, infelizmente os atos individuais de alguns integrantes mancham a imagem, não é porque um cabo, soldado, coronel, Mas e Guerra ou Brigadeiro cometem falhas que toda a instituição é condenada.
Aumenta a procura pelo serviço militar, porque não tem ofertas empregos .
7 de Setembro para mim é o dia do Fica em Casa
Já admirei e respeitei muito essa instituição , hoje já não mais