No dia 28 de novembro de 2023, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), OM subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), realizou mais uma bateria de testes do Sistema Inercial de Geonyx no Morteiro Pesado 120 mm.
A atividade foi realizada em conjunto com a Safran Eletronics & Defense Brasil, que produz o equipamento, da IMBEL FMCE/RJ, responsável pela interface gráfica entre o Sistema Inercial e o operador e também a integração ao Sistema Gênesis. Da IMBEL JF, responsável pela produção e fornecimento das munições. As atividades ocorreram nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia.
O sistema funciona a partir de um GPS, central de processamento, sensores giroscópicos e acelerômetros de última geração correspondentes aos três eixos do armamento em questão.
O sistema final atua coletando diversas informações que são automaticamente processadas, uma vez que o conjunto se comunica com Sistema Gênesis de Direção e Controle de Tiro, que digitaliza o processo de pontaria, acelerando o processo de aquisição de alvo e integração com outros sistemas de comando e controle.
A utilização do Sistema de Pontaria Inercial vai contribuir para o aumento significativo da capacidade tática no emprego do Mrt P 120 M2A1 R no teatro de operações, tendo em vista a celeridade e o processo automatizado dos procedimentos de pontaria do armamento, bem como, a maior capacidade de localização dos alvos com maior eficácia e contribuir para o constante aumento da capacidade operacional da Força Terrestre.
Desde 1762, o Arsenal de Guerra do Rio fabrica Material de Emprego Militar para o aumento da capacidade operacional do Exército.
Que sigamos nesta linha com os futuros obuseiros; tanto os de 105mm quanto os de 155mm, rebocados ou autopropulsados e suas munições, devem prioritariamente serem 100% nacionalizados. Artilharia é a base de qualquer força terrestre.
Um Armamento Importante e Eficaz , que se faz Nescessário o Aumento de sua Fabricação e Estocagem , assim como suas Respectivas Munições.
.