Santa Maria (RS) – Uma verificação do aprestamento individual e coletivo dos efetivos que compõem a Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi realizada na primeira semana de fevereiro. O apronto operacional reuniu cerca de mil militares e 200 viaturas, com destaque para os Carros de Combate Leopard 1A5 BR e para o sistema de defesa antiaérea Gepard.
A Força de Prontidão é composta por tropas que passaram por rigoroso treinamento e foram certificadas como unidade de pronta resposta para o cumprimento das missões da Força Terrestre. Em casos de necessidade, a FORPRON pode ser empregada em operações de defesa externa e de salvaguarda de interesses brasileiros no exterior.
A Força de Prontidão Operacional da 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi certificada ao longo de todo o ano de 2023, em um processo dividido em três fases: preparação, certificação e prontidão. Concluídas todas as fases, foi certificado um efetivo de cerca de 1.300 militares.
O apronto operacional realizado no início de 2024 tem a finalidade de reunir todas as capacidades de prontidão nessa grande unidade para o caso de emprego em operações reais. Durante a atividade, foi possível verificar o grau de preparo individual de cada militar e de cada fração, bem como a situação de disponibilidade do material de emprego militar orgânico da Força.
Esse apronto operacional serve para garantir as condições de pronto-emprego da tropa em um cenário de real necessidade.
FONTE e FOTOS: 6ª Brigada de Infantaria Blindada
So olhem o ajuste do capacete do cmt…..
Se nao consegue ajustar o proprio capacete vai cobrar da tropa com que moral?
Eu já tinha reparado outro item dessa foto Colombelli: o fuzil!!! Moderno, aparentemente leve (em relação ao padrão) e opcionais.
Pois é! Sem entrar no mérito de ele ser um bom comandante, ou não, a questão do capacete salta aos olhos. Que proteção, usado daquela maneira, o capacete poderá oferecer?? E não é o único. É comum ver isso.
Muito bom ver a força em formação e seus meios operacionais.
Prezado Padilha,
Saberia nos dizer a porcentagem de Leopard 1A5 em condições operacionais plenas?
Não tenho esses dados
Padilha, aqueles Cascáveis e Guaranis pertencem a que OM/cia/pel da 6ªBda?
Grato
Desculpe, é claro que são do esqd cav mec. Uma pena porém que neste caso os guaranis estão sendo usados apenas para transportar o GC e que não há nenhuma torre nem manual nem automatizada — essa última seria o ideal já que com essa carência o esqd não conta com nenhum optronico moderno nas vtr para auxiliar no reconhecimento. Notar tb que a brigada ainda não foi mobiliada com guaicurus
Já haviam alguns aqui em Santa Maria, mas acredito que foram parte das 20 viaturas desse modelo enviadas para Roraima.