No dia 26 de julho de 2023, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), unidade subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), recebeu a visita das seguintes autoridades militares: Gen Ex Fernando José Santana Soares e Silva, Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), o Gen Div Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Região Militar (2ª RM), o Gen Div Tales Eduardo Areco Villela, Diretor de Fabricação (DF), o Gen Bda Jayro Rocha Júnior, 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército (EME), e do Gen Bda Marcelo Rocha Lima, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEX).
A visita teve por finalidade apresentar a capacidade industrial do AGSP e as atividades desenvolvidas por esta Organização Militar (OM). O Tenente-Coronel Rivelino Barata Batista de Sousa, Diretor do AGSP, apresentou os principais projetos desenvolvidos no âmbito do Arsenal e conduziu as autoridades em uma visita pelas instalações onde tomam lugar os referidos projetos.
O TC Fábio Musetti de Sousa, Gerente do Projeto Cascavel, apresentou à comitiva os pormenores do Projeto de Modernização da Vtr Cascavel e da nacionalização de itens da Viatura Blindada Leopard.
FONTE: AGSP
É pra comemorar ou lamentar? Isso significa que o EB raciocina com esse MBT para além de 2027, que é quando vence o contrato de suporte com a KMW/Rheinmettal…
Nacionalizar componentes e o 1ª passo, criando uma base de fornecedores capacitados, para que em um futuro possamos “criar” peças para quem sabe um MBT proprio ( ou com muitos componentes nacionalizados)
Penso que a idéia e capacitar as empresas para no futuro produzir um blindado, sob licença, com elevado grau de nacionalização.