Por Guilherme Wiltgen
Na manhã de hoje, 22 de março, aconteceu a solenidade militar em comemoração aos 114 anos de criação do 6º Batalhão de Infantaria Leve – Regimento Ipiranga, que contou com a presença do General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel – Brigada Fornovo di Taro, de ex- Comandantes e integrantes do 6º BIL e de convidados civis e militares. Abrilhantando a cerimônia, destacamos a presença do Primeiro-Tenente Florentino Zandonadi, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que completou 100 anos no último dia 23 de Fevereiro de 2023.
Criado como 6º Regimento de Infantaria, em junho de 1908, foi inicialmente instalado no quartel do Bairro da Soledade, em Recife no dia 22 de março de 1909. Em 07 de junho do mesmo ano foi transferido para Curitiba, sendo reorganizado em 08 de fevereiro de 1918, na Avenida Ribeiro da Silva nº 28, nos Campos Elísios na cidade de São Paulo. Posteriormente foi transferido para Caçapava-SP, onde permanece até os dias atuais.
O 6º BIL participou da Revolução Paulista de 1924, da Revolução constitucionalista de 1932, da Intentona Comunista de 1935 e integrou a 1ª Divisão de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, sendo a primeira tropa brasileira a entrar em ação em 15 de novembro de 1944 e a unidade com maior números de jornadas em combate.
Mais recentemente, o 6º BIL fez parte da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), destacando a participação no 26º Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT26), último Contingente Brasileiro (CONTBRAS) no Haiti.
O 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) é integrante da Força de Prontidão (FORPRON) da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), tropa de emprego estratégico da Força Terrestre.
Diploma de Amigo do 6º BIL
Aproveitando a data comemorativa, foi realizada pelo TC André Ricardo Lessa Pereira, Comandante do 6ºBIL, a entrega do Certificado de “Amigo do Batalhão” à autoridades civis, militares e personalidades, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e apoio a organização militar do Exército Brasileiro. Dentre os agraciados estava o editor do Defesa Aérea & Naval, Guilherme Wiltgen.