Ao longo das últimas seis décadas, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército Brasileiro, tem sido responsável pela formação de recursos humanos especializados em combate na selva, prestando importante contribuição para a região amazônica e para o Brasil como um todo.
Desde sua fundação, o CIGS se estabeleceu como o epicentro do treinamento na selva, transformando indivíduos comuns em Guerreiros de Selva habilidosos e resilientes.
A celebração do sexagésimo aniversário do CIGS é um testemunho vivo do impacto duradouro que essa Organização Militar (OM) apresenta nas Forças Armadas e na nação brasileira.
Os desafios da selva não apenas moldam guerreiros hábeis, mas também contribuem para a formação de cidadãos responsáveis e líderes inspiradores.
O CIGS é uma lembrança constante de que quando a determinação se encontra com a aprendizagem significativa, os limites se transformam em oportunidades de crescimento.
Seria de alguma utilidade aplicarem tais “instruções” contra os criminosos que estão invadindo, e tomando de assalto, terras indígenas, áreas protegidas, terras públicas, e destruindo, envenenando o ambiente e dizimando povos indígenas.
Garimpeiros ilegais, grileiros, traficantes e demais criminosos na selva são INIMIGOS da República Federativa do Brasil. Movam se e eliminem esses inimigos da pátria.
Vocês, que usam uniformes verde oliva são OBRIGADOS a cumprirem seus deveres com a nação….chega de fofocas, golpinhos e pintar sargetas e postes e árvores nos quartéis….
Marcelo, acho que vc nunca serviu ou não conhece como funciona a utilização das FFAA. Essas são instituições do Estado, assim, eles não podem sair do Quartel e ir lá só porque esta ocorrendo um problema. Elas tem hierarquia e o Chefe é o Presidente da Republica, seja quem for. Se vc não acompanha, várias e várias operações com as FFAA, PF, IBAMA, etc, tem sido efetivadas na Amazônia, só que como você e eu, nunca estivemos lá, não temos a menor idéia, assim como a maioria dos brasileiros, do tamanho que é aquilo. Espero ter contribuido com suas dúvidas, o resto é bla, bla, bla!!
Morei em Manaus durante 22 anos e conheci o CIGS. Inclusive amigos meus instrutores me convidaram para conhecer uma das bases do CIGS., uma delas ficava km 40 quem vai pra Itacoatiara. À outra base ficava no km 60, mas essas bases foram abandonadas, hoje existem outras. Conheci seu criador o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Foi o maior militar do mundo. Currículo dele: Criou o CIGS e foi comandante. Criou o Colégio Militar de Manaus e foi comandante. Paraquedista. Foi governador e desbravou Rondônia etc. O único militar do Brasil que os jornalistas criaram um memorial em Rondônia em homenagem à ele. Seu sonho era ser General, mas os Generais em Brasília nao promoveram ele. Parece que tinham medo dele. E nunca os militares em Brasília criaram uma homenagem ele e sim foi muito conhecido no Norte. Muito chato esse comportamento dos nossos militares.